Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

A conferência trata do futuro das relações transatlânticas do Sul, sobretudo em relação ao papel da Europa no passado, presente e futuro, e explora possíveis respostas através de uma abordagem multidisciplinar, multiespacial e multitemporal

Até o século 15, o Atlântico representava uma fronteira perceptível entre a África e a Europa de um lado e a América do outro. O rompimento dessa fronteira foi seguido pela bem conhecida história do “descobrimento”, colonização, escravização, exploração, migração e enriquecimento da Europa. O intercâmbio entre os três continentes tornou-se mais dinâmico e resultou num vínculo cultural que transformou fundamentalmente os três continentes. Entretanto, as constelações políticas, culturais e econômicas mudaram e a Europa está perdendo sua importância relativa. Ao mesmo tempo, o interesse mútuo e o intercâmbio entre a África e a América do Sul vem aumentando.

Qual a importância do Triângulo Transatlântico no século 21? Que tipo de posição a Europa vai assumir frente à África e à América do Sul, depois de ter feito o papel de hegemonia colonial – em diferentes nuances – durante os últimos 500 anos? Como lidar com conhecimentos e descobertas do passado em relação às futuras trajetórias? Como determinar os desenvolvimentos sociais, econômicos, políticos e culturais nas respectivas regiões do mundo? Que histórias abrem caminho para o futuro e que estratégias culturais e inovações podem melhorar a vida na Terra de maneira substancial e sustentável?
 
Essas são algumas das questões a serem levantadas durante a Conferência “Ecos do Atlântico Sul: sobre o futuro das relações transatlânticas do Sul”, que reunirá artistas, pesquisadores e intelectuais de três continentes – África, América do Sul e Europa – para um primeiro intercâmbio em Salvador, cidade de grande relevância histórica nesse contexto.

Os seguintes eixos permearão a conferência, que terá parte de sua programação aberta ao público:

  • Novas historiografias
  • Migração e desalojamento
  • Sociedades civis do futuro
  • Democracia
  • Arte e ciência como formas híbridas de produção de conhecimento 

Conferência "Ecos do Atlântico Sul"

happens
from 23/04/2018
to 25/04/2018

where
Instituto Goethe Salvador
Av. Sete de Setembro 1809
40080-002 Salvador BA Brasil

source
Goethe-Institut São Paulo
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided