Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Nos dias 22 e 23 de Setembro, o 7º Open House Lisboa vai continuar a afirmar o seu compromisso enquanto bilhete gratuito para a (re)descoberta da capital.

Das casas privadas às infraestruturas, dos espaços culturais aos escritórios, dos teatros às escolas, serão 70 os espaços anfitriões de visitas, passeios e conversas com autores de projectos, urbanistas, historiadores e demais especialistas, que vão ajudar a perceber a cidade e seus diferentes momentos de transformação através da Arquitectura.

Nesta edição, os comissários convidados são o arquitecto, crítico e professor Luís Santiago Baptista, e a arquitecta, professora e curadora Maria Rita Pais. São eles os responsáveis pelo desenho de um renovado roteiro revelador de um novo olhar sobre a cidade. Nas suas palavras, "motiva-nos a possibilidade de compreender Lisboa a uma escala urbana alargada, através de projectos, obras e intervenções específicas, propondo uma leitura integrada das transformações recentes da cidade, nas suas diversas áreas e eixos estruturantes. E, finalmente, nesse mapeamento, evidenciar o papel crucial dos arquitectos na construção do passado, presente e futuro de Lisboa."

Em 2017, o Open House Lisboa registou mais de 44 mil visitas aos 87 espaços propostos no roteiro. Inaugurou também o programa de acessibilidade com visitas dedicadas a pessoas cegas ou com baixa visão, surdas e com deficiência intelectual, programa que este ano continuará a ser desenvolvido. Confirmou ainda o sucesso dos programas paralelos Open House Júnior, com 14 actividades para toda a família, e Open House Plus com 9 eventos.

Numa altura de grande transformação da capital portuguesa, é ainda mais relevante dar a conhecer e fazer entender como esta é projectada, construída e preservada. Nas palavras de José Mateus, Presidente da Trienal de Arquitectura de Lisboa, "uma mesma realidade pode mudar profundamente e reforçar o seu fascínio quando observada de diferentes ângulos. No caso de Lisboa, se por um lado existem muitos lugares, espaços ou edifícios que nunca imaginámos que existissem, por outro lado, aquilo que parece ser óbvio e que julgamos já conhecer pode revelar-se em dimensões inesperadas. O perfil e experiência dos comissários do Open House Lisboa 2018, Luís Santiago Baptista e Maria Rita Pais, promete isso mesmo: um olhar plural, analítico e revelador, nesse processo de descoberta, seja através daquilo que julgávamos conhecer, ou em direcção àquilo com que nunca nos cruzámos".

Esta iniciativa, que junta a Trienal e a EGEAC, procura assim promover um maior diálogo da Arquitectura com a comunidade, acreditando que este está na base de uma melhor vivência da cidadania. 

“Esta parceria, que se tem alargado e renovado a cada edição, potencia o conhecimento dos espaços públicos e privados da cidade através de um olhar especializado mas acessível a todas as pessoas. É com esse espirito de inclusão e promoção do património – contemporâneo e antigo – que temos pensado conjuntamente cada edição”, Joana Gomes Cardoso, Presidente da EGEAC

Por tudo isto,  a não perder o 7º Open House Lisboa, no fim-de-semana de 22 e 23 de Setembro de 2018.

Nas próximas semanas, serão divulgadas todas as informações sobre os Calls de voluntários, Programa Plus e sugestão de espaços.

VIDEO REPORT OPEN HOUSE LISBOA 2017

<br />Divulgação


Divulgação

Open House Lisboa 2018

happens
from 22/09/2018
to 23/09/2018

source
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Lisboa, Portugal

share


© 2000–2018 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided