Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

02 , 03 e 05 de maio:  Auditório Ana Rosa
Rua Vergueiro  2009 

04 de maio: Auditório  da Casa Metropolitana do Direito 
Rua Liberdade 749

O II Seminário Internacional "A dimensão social dda formação profissional" e o I Fórum Integrado da Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra da Cantareira, têm como objetivo proporcionar o intercâmbio de experiências da relação entre formação e prática profissional em diversos países, com ênfase na relação ensino -sociedade o que inclui, entre outras, práticas extensionistas.

Considerou se apropriado somar forças na organização deste II Seminário Internacional, contando, alem da participação do Programa de Pós-Graduação em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano e o Curso de Arquitetura e Urbanismo , ambos do FIAMFAAM- Centro Universitário, o Sindicato de Arquitetos de São Paulo, SASP, com o Coletivo Quinta Ambiental*.

Neste momento atual é oportuno refletirmos sobre as práticas de ensino e o perfil dos profissionais que estamos formando e preparando para atuar na sociedade e, também, para os desafios contemporâneos.

Entre outros problemas, as cidades se expandem, aprofundando as desigualdades sociais e avançando sobre as áreas de proteção ambiental. O que repercute também na qualidade de vida da população e demanda sua participação em torno de formulações de políticas públicas que respeitam e preservam o meio ambiente. 

Propõe-se continuar o caminho empreendido nos 1° e 2º encontros internacionais "La formación universitaria y la dimensión social del profesional" / 2015 e 2016,e no "I Seminário Internacional A Dimensão Social da Formação Profissional" avançando na reflexão, no debate e na recuperação da memória do “Taller Total”, experiência que se desenvolveu na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nacional de Córdoba (FAU-UNC), entre os anos 1970 e 1975.

Considerando que os postulados desenvolvidos compreendem toda a Universidade, abrimos este chamado para todas as áreas do conhecimento, enriquecendo, assim, o debate, Esperamos avançar na discussão acerca do papel social do profissional universitário e suas capacidades para construir conhecimento de forma integral, aportando na solução dos problemas sociais locais e regionais que a presente realidade demanda.**

Convocamos a apresentar trabalhos que aprofundem a análise dos eixos abordados e estimulamos novas idéias acerca do devir atual das questões trabalhadas. Apostamos em novas reuniões e em somar, compartilhar produções e enriquecer a discussão e o intercâmbio, abrindo novas e fecundas linhas de ação.

* O Coletivo existe há mais de 10 anos, mantendo discussões e práticas socioambientais vinculadas à região norte do município de São Paulo. Sua principal motivação é a de melhorar o entendimento ou informar de que forma os diversos setores da sociedade interferem sobre esta área – entendida como uma transição entre a área urbana e o Parque Estadual da Cantareira.

II Seminário Internacional "A Dimensão Social da Formação Profissional"

happens
from 02/05/2018
to 05/05/2018

source
Sylvia Dobry
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided