Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

O Núcleo Docomomo São Paulo e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em São Carlos convidam para participar no 6º Seminário Docomomo São Paulo, entre os dias 24 e 26 de setembro de 2018 em São Carlos.

O 6º Seminário Docomomo São Paulo terá conferências e mesas redondas, com a participação de especialistas convidados, brasileiros e internacionais.

A conferência de abertura estará a cargo da Profa. Dra. Silvia Arango, prestigiosa historiadora da arquitetura da Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, que publicou numerosos artigos e livros sobre arquitetura moderna na América Latina, entre eles: Historia de la Arquitectura en Colombia (1989), Arquitectura de la Primera Modernidad en Bogotá (1997) e Ciudad y arquitectura. Seis generaciones que construyeron la América Latina moderna (2012).

O tema central do evento, a questão social, pode ser considerado um dos temas centrais nas preocupações de grande parte dos atores que consolidaram a arquitetura, o urbanismo e o paisagismo modernos no Brasil, em geral, e no estado de São Paulo, em particular. Preocupados, como estavam, pelas desigualdades sociais, culturais, políticas e sobretudo econômicas no momento do desenvolvimentismo, de Vargas aos governos da ditadura civil-militar, os arquitetos modernos se digladiavam contra o atraso utilizando não só novas tecnologias e materiais, mas também experimentando com novas tipologias adaptando-as às novas formas de produzir, de morar, de aprender, de se divertir, vinculando-as, pelo menos no discurso, às questões sociais prementes do momento. Essas formas, que foram testadas de maneira ampla no estado de São Paulo, apontam para uma mudança de atitude defendida pelos arquitetos modernos seguindo, em muitos casos, ideologias políticas precisas que se consubstanciam com a maneira de agir e de projetar.

Os eixos de debate se concentram sobre alguns dos tópicos centrais da modernidade, ainda que admitem variadas abordagens. Pretende-se, assim, estimular as ações de reconhecimento, documentação, restauro, conservação e preservação do patrimônio da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo modernos paulista, provenientes tanto da academia como das ações de profissionais interessados no movimento moderno (arquitetos, técnicos municipais, historiadores e críticos), assim como de membros da sociedade civil sensibilizados com as qualidades inegáveis de um patrimônio único e hoje bastante ameaçado.

No final do evento acontecerá o tradicional MomoTour, com uma visita às obras icônicas da arquitetura moderna em São Carlos.

O evento conta com a parceria de fomento do CAU/SP e patrocínio do Instituto Ânima, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP. E, também, com o apoio das seguintes instituições: Docomomo Brasil, Núcleo Docomomo São Paulo, IAU USP São Carlos, USJT, FAU UPM, Belas Artes, Escola da Cidade, FEAU Unimep, FMU/FIAM-FAAM, Unesp, Unip, Unirp

Outros apoiadores e colaboradores: Vitruvius, Arq.urb, ArchDaily, Risco

Programação

24/09

14h-18h Oficinas Urbanas: olhares sobre o patrimônio arquitetônico da cidade de São Carlos

14h-19h Cadastro de participantes | inscrição

19h-19h30 Abertura do Encontro | Mesa de Autoridades

19h30-20h30 Conferência de abertura | Profa. Dra. Silvia Arango (Colômbia)

20h30-21h00 Abertura das exposições: “O Plano de Ação (PAGE) e a Arquitetura Social”, “Cartilha da Cidade” e “Casa de Vidro: plano de gestão e conservação ”

21h Confraternização

25/09

8h- 8h30 Cadastro de participantes / inscrição

8h30-10h Mesa de debate 1

10h-10h30 Intervalo

10h30-12h Mesas de debate 2 e 3

12h-13h30 Almoço

13h30-15h Mesas de debate 4 e 5

15h-15h30 Intervalo

15h30-17h30 Sessão Solene da Congregação do IAU | Mesa de Homenageados: arquitetos Rosa Kliass, Jon Maitrejean e Sigbert Zanettini

17h30-18h Intervalo

18h00-20h Mesa de debate “Políticas Públicas do Patrimônio e a atuação dos Conselhos Municipais, Estaduais e Federais”: Juliana Prata (Iphan) | Mônica Junqueira de Camargo (Conpresp) | Nilson Ghirardello (Condephaat) | Mariana Lucchino (Fundação Pró-memória)

20h-21h Lançamento de livros

26/09

8h30-10h Mesas de debate 6 e 7

10h-10h30 Intervalo

10h30-12h Mesas de debate 8 e 9

12h-12h30 Encerramento das atividades e fechamento do evento

12h30-14h Almoço

14h-18h MomoTour

Programação completa no site do Núcleo Docomomo São Paulo.

Local

Auditórios Fernão Stella de Rodrigues Germano e Luiz Antonio Favaro, ICMC USP.

Inscrições pelo site.

6° Seminário Docomomo São Paulo

happens
from 24/09/2018
to 26/09/2018

more
Mais informações site

where
IAU USP
Instituto de Arquitetura e Urbanismo - USP
Av. Trabalhador Sãocarlense, 400 - Centro
São Carlos SP Brasil

source
Núcleo Docomomo São Paulo
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided