Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Evento acontece na FAU USP na cidade universitária

Organizado pelo grupo de disciplinas de Projeto de Edificações, com coordenação do professor doutor Rodrigo Queiroz e do discente Victor Oliveira, o Seminário Leituras de Projeto será ministrado por Sophia S. Telles, crítica de arquitetura e ensaísta. As três apresentações acontecem nos dias 08, 15 e 22 de maio de 2018, terças-feiras, às 18h, na sala interdepartamental da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, no campus universitário da Universidade de São Paulo.

Cronograma

08/05 – cadeia produtiva disciplina compositiva / partido construtivo / política do design

15/05 – linguagem pensamento espacial / saber visual / inteligência formal

22/05 – urbanismo projeto político – programa / política do projeto – estética

Sobre o curso

O dilema que impulsionou a reação ao projeto moderno entre os anos 60 e 80 do século 20, tornou-se premente no país apenas em meados dos anos 90 quando a expansão mundial do mercado dissolveu os últimos resquícios da ideia de programa e se completou a transformação da antiga atividade de projeto, tal como pensada nos inícios do século passado, em tipos de prática mais adequados à sociedade de consumo, isto é, em serviços. É possível que o momento final dessa transmutação coincida com a emergência da ideia de ‘cidades-globais’ e a aceitação da tese de que é inevitável que a cidade contemporânea só possa subsistir se transformada ela mesma, numa inteira rede de serviços financiados e vendidos como produtos de mercado.

A mudança de atmosfera foi sinalizada com precisão por Koolhaas, em 1993; bigness acusava o perfil da nova eficiência profissional quando descreve o urbanismo como imenso objeto cujo funcionamento independe de decisões. A inteligência do texto afastara o par moderno pós-moderno, problema então recorrente, para colocar em ação os dois procedimentos que estão nas extremidades do arco moderno – urbanismo e design industrial – mas invertia a posição de ambos. Bigness seria a descrição desse movimento: e a arquitetura passa a ser tão somente serviço, ou seja, design, o urbanismo deixa de ser projeto, apenas um método analítico; a cidade torna-se o objeto sob descrição exaustiva e documentação obsessiva (eventualmente as mesmas, à esquerda e à direita). A descrição substitui o programa.

Leituras de Projeto

happens
from 08/05/2018
to 22/05/2018

where
FAU USP
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Rua do Lago 876 – Cidade Universitária
São Paulo SP Brasil

source
Rodrigo Queiroz
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided