Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Considerando a formação das cidades prioritariamente capitalistas, patriarcais e colonialistas, o evento propõe a visibilidade das mulheres, tanto na formação de conhecimento sobre teorias e práticas urbanas, quanto nas suas vivências com a cidade

O Encontro Internacional Cidade, Contemporaneidade e Morfologia Urbana (EICCMU) está promovendo a sua 7ª edição, reiterando os atravessamentos das diferentes abordagens acerca do urbanismo, sendo realizado com o apoio da FAPERGS  (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul) e PROGRAU (Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo) desde sua primeira edição. Acontece entre os dias 07, 08 e 09 de novembro de 2018, no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS) da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. O evento é organizado pelo PROGRAU, Laboratório de Urbanismo (LabUrb), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O 7 EICCMU tem como objetivo geral: conhecer as manifestações urbanas encontradas na cidade da contemporaneidade, a partir das mulheres, seus olhares e vivências, reconhecendo o encontro entre saberes acadêmicos e populares. Como objetivos específicos enfatizamos: divulgar e auxiliar as pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Urbanismo (LabUrb) da FAUrb/UFPel, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU/FAUrb/UFPel), Linha de Pesquisa Urbanismo Contemporâneo, referentes a temática do encontro; realizar a interação entre os diversos grupos de pesquisa, nacionais e internacionais, participantes do evento; compreender por meio de oficinas, novas metodologias aplicáveis às cidades e silenciados na contemporaneidade.

Destacando-se as seguintes contribuições para a sociedade: a) avanços na área de cadastro e mapeamento de configurações complexas - com os resultados obtidos no evento será possível aproximar e levar em consideração nas pesquisas tradicionais do campo do planejamento urbano e regional, dados que até então não eram computados, como: as ocasionalidades, os usos informais, as culturas e sociedades menores, a MULHER, entre outros; b) produção local de metodologia e tecnologia: será sistematizada durante o processo de oficinas uma ação metodológica “nova”, que aliada a outras que já fazem parte do repertório dos estudos de planejamento urbano e regional, possibilitará sua reprodução por órgãos públicos e outros centros de pesquisa e; c) produção de conhecimento sobre a cidade e a MULHER: a partir da relação do encontro com outros centros de pesquisa, a investigação trará avanços para o campo das ecologias urbanas que se ocupam das problemáticas da superurbanização e do ambiente em geral. 

Serão aceitos artigos (português e espanhol), sobre a temática do evento e assuntos gerais, para serem apresentados nas seguintes Sessões Temáticas: 1. Morfologia Urbana: estudos sobre a forma, estruturas e transformações da cidade; 2. Cartografia Urbana: leituras sensíveis da experiência, intervenção e apropriação da cidade; 3. Teoria Urbana: estudos críticos e históricos sobre o desenvolvimento e planejamento urbano e regional e; 4. MULHER e cidade: perspectiva e lugar de fala sob a vivência da mulher na contemporaneidade, encontros e debates a partir de suas experiências profissionais e pessoais nos processos de sentidos, manutenção e formação das cidades latino-americanas.

É importante destacar que o evento acolhe a multiplicidade dos trabalhos nos distintos conteúdos urbanos, não estando necessariamente interligada ao tema anual.

Incrições

Mais informações sobre o evento aqui.

Calendário

Divulgação da programação: até 20 de julho de 2018
Submissão de artigos: até 07 de outubro de 2018
Resultado da submissão e envio das cartas de aceite: até 14 de outubro de 2018
Inscrições de ouvintes e participantes em oficinas: até 31 de setembro de 2018
Realização do evento: de 07 à 09 de novembro de 2018
Envio dos certificados de participação e apresentação: até 10 de dezembro de 2018
Publicação de anais: até 25 de janeiro de 2019

Encontro Internacional Cidade, Contemporaneidade e Morfologia Urbana

happens
from 07/11/2018
to 09/11/2018

where
Universidade Federal de Pelotas
Pelotas RS Brasil

source
Eduardo Rocha
Pelotas RS

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided