Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

O evento foi desenvolvido nos moldes do “Seminário Nacional de Política Urbana: Por cidades humanas, justas e sustentáveis”, cujo objetivo é realizar uma mobilização política dos arquitetos e urbanistas para transformar a qualidade de vida da população

O Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba – CEAU-CAU PB, formado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba – CAU PB, pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Paraíba – IAB.pb, pelo Sindicato dos Arquitetos da Paraíba – Sindarq PB e pela Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo – Regional Nordeste – FeNEA, realizam o “Seminário Paraibano de Política Urbana”.

O evento paraibano foi desenvolvido nos moldes do “Seminário Nacional de Política Urbana: Por cidades humanas, justas e sustentáveis”, realizado na cidade de São Paulo nos dias 03 e 04 de julho, cujo objetivo é realizar uma mobilização política dos arquitetos e urbanistas para transformar a qualidade de vida da população. O evento nacional foi organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU BR, pela Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB e pelo CAU SP.

Em João Pessoa, o “Seminário Paraibano de Política Urbana” acontecerá entre os dias 19 e 20 de novembro, em João Pessoa. Serão debatidos temas urgentes e inerentes às cidades, trazendo os desafios da gestão urbana e as possíveis ferramentas e estratégias de atuação para a melhoria da qualidade de vida nas urbes.

Assim como no Seminário Nacional de Política Urbana, o Seminário Paraibano elaborará uma carta compromisso dos Arquitetos e Urbanistas ao futuro governador eleito em 2018, em defesa do Direito à Cidade.

Etapa preliminar – Como parte do Seminário Paraibano de Política Urbana, o CEAU-CAU PB realizará, entre os meses de agosto e outubro, uma etapa preliminar do Seminário Paraibano de Política Urbana com os pré-candidatos ao governo do Estado da Paraíba. O evento “Candidatos Debatem a Cidade”, reunirá os principais pré-candidatos ao Governo da Paraíba em datas que foram sorteadas na última reunião ordinária do CEAU-CAU PB, no dia 20/06/2018, na sede do CAU PB.

De acordo com o sorteio, a ordem de participação dos candidatos foi definida da seguinte forma: João Azevedo – PSB, José Maranhão – MDB, Tárcio Teixeira – PSOL, Lucélio Cartaxo – PV e Lígia Feliciano – PDT.

Cada candidato debaterá um dos temas a seguir, que será sorteado no dia do encontro:

Territórios tradicionais, culturais, centros históricos e gestão democrática: Respeito, investimento e preservação de territórios de povos tradicionais como terras indígenas, territórios quilombolas e de atividades culturais em áreas urbanas, além de explorar as diversas abordagens da participação das pessoas na construção das cidades, desde as arenas institucionais e suas limitações/fragilidades a outras formas de participação e debate, como os coletivos urbanos;

Territórios de preservação ambiental e cidades pequenas, médias, ribeirinhas e de fronteiras: Nova agenda urbana e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, Amazônia, APPs em áreas urbanas, das regiões de florestas e pantanal, da preservação das bacias hidrográficas e do controle de fronteiras.

Complexos territoriais: Principais abordagens: urbanização de favelas/ocupações informais, segurança pública, geração de emprego e renda, política de drogas e investimentos em infraestrutura;

Territórios metropolitanos e produtivos: Governança, funções e instrumentos metropolitanos, relação com as cidades que compõem a metrópole, densidade populacional e oportunidades de trabalho e ocupação geradora de renda;

Estruturação urbana: habitação social, mobilidade e uso do solo: Distribuição da ocupação do espaço urbano, a aproximação da moradia com o trabalho, mobilidade, o uso social e o acesso à terra urbana, densidade urbana e a promoção qualidade de vida nas áreas urbanizadas.

Os debates acontecerão sempre às 19h na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Paraíba, IAB.pb, localizada no Largo São Frei Pedro Gonçalves, 02, Varadouro, Centro Histórico de João Pessoa (casa verde ao lado do Hotel Globo), em datas a serem divulgadas posteriormente.

O evento será aberto ao público e será mais um momento para a sociedade, os profissionais e nossas entidades se manifestarem assertivamente pela temática do direito à cidade, e garantir o compromisso de desenvolvimento de políticas públicas no estado da Paraíba.

Inscrições pelo site do evento.

Programação

Mesa 01

Territórios tradicionais, culturais, centros históricos e gestão democrática: Respeito, investimento e preservação de territórios de povos tradicionais como terras indígenas, territórios quilombolas e de atividades culturais em áreas urbanas, além de explorar as diversas abordagens da participação das pessoas na construção das cidades, desde as arenas institucionais e suas limitações/fragilidades a outras formas de participação e debate, como os coletivos urbanos.

Com:
Marcia Lucena (Prefeitura de Conde PB)
Cristina Evelise (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR)

Mediação e relatoria:
Cristiano Rolim (CONPEC/IPHAEP)
Daiane Araujo (FeNEA – Regional Nordeste)

Mesa 02

Territórios de preservação ambiental e cidades pequenas e médias: Nova agenda urbana e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, APPs em áreas urbanas, das regiões de florestas e da preservação das bacias hidrográficas.

Com:
Sônia Matos Falcão (Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba – Cau/PB (Oficial))
Welison Silveira (Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba – Cau/PB (Oficial))

Mediação e relatoria:
Raissa Monteiro (IAB.pb)
Daniel Maia (Sindarq-Pb)

Mesa 03

Complexos territoriais: Principais abordagens: urbanização de favelas/ocupações informais, segurança pública, geração de emprego e renda, política de drogas e investimentos em infraestrutura.

Com:
José Godoy (Ministério Público Federal – MPF)
Jakeline Silva Dos Santos (IESP Faculdades + Unifacisa + Unipê Centro Universitário)

Mediação e relatoria:
Joálisson Cunha (IAB.pb)
Bea Brito (IAB.pb)

Mesa 04

Territórios metropolitanos e produtivos: Governança, funções e instrumentos metropolitanos, relação com as cidades que compõem a metrópole, densidade populacional e oportunidades de trabalho e ocupação geradora de renda.

Com:
Andréa L. Porto-Sales (Observatório das Metrópoles)
Estela Bezerra (Assembleia Legislativa PB)

Mediação e relatoria:
Flávio Tavares (IAB.pb)
Alessandra Soares (Sindarq-Pb)

Mesa 05

Estruturação urbana: habitação social, mobilidade e uso do solo: Distribuição da ocupação do espaço urbano, a aproximação da moradia com o trabalho, mobilidade, o uso social e o acesso à terra urbana, densidade urbana e a promoção qualidade de vida nas áreas urbanizadas.

Com:
Gleyson Melo (MTD Paraíba)
Aida Pontes (IAB.pb + LabRua)

Mediação e relatoria:
Amélia Panet (UFPB Oficial)
Allyson Barbosa (FeNEA – Regional Nordeste)

Mesa especial 19.11.2018

A mesa especial do dia 19/11 do Seminário Paraibano de Política Urbana será em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico – IBDU e discutirá os 30 anos da Constituição de 1988.

Direito Urbanístico e 30 anos da constituição de 1988: avanços e retrocessos na política urbana.
19/11 – Seg – 19h – IAB.pb

Debatedores:
Igor Jordão Albuquerque (IBDU/PE)
Talden Farias (CCJ/UFPB)
Juliane Lima (CENDHEC/OAB-PE)

Mediação:
Welison Silveira (CAU/PB)

Mesa especial 20.11.2018

A mesa especial do dia 20/11 encerrará o Seminário Paraibano de Política Urbana com um debate sobre o documentário Quem Mora Lá (2018), que será exibido pela primeira vez em João Pessoa, no Cinépolis Manaíra Shopping.

Debatedores:
Natasha Batusich (MTD Paraíba)
Pedro Rossi (IAB.pb)
Geovany Silva (Observatório das Metrópoles)

Ingressos antecipados aqui.

Sinopse: Estabelecida sobre um túnel e ao lado de um córrego, a pequena comunidade do Pocotó resiste ao avanço dos prédios no abastado bairro de Boa Viagem, em Recife. Surpreendidas por uma ordem de despejo, as famílias – que vivem no local há mais de quinze anos – se veem na iminência de ficarem sem casa. “Quem Mora Lá” conta a história dessas moradoras enquanto se planejam para participar da ocupação de um prédio abandonado.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Seminário Paraibano de Política Urbana

happens
from 19/11/2018
to 20/11/2018

where
CAU/PB
Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba
Av. Guarabira, 1200 - Manaíra
João Pessoa PB

source
CAU PB
João Pessoa

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided