Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Curso oferecido pelo Projeto Marieta em quatro aulas, nos dias 20, 21, 27 e 28 de fevereiro, quartas e quintas, das 19h30 às 22h30.

Curso ministrado por Felipe Bonel aborda a temática da interação cotidiana e crescente entre o homem e a máquina. A parte prática irá se debruçar sobre as ferramentas de elaboração de serviços de inteligência artificial para a comunicação com humanos. Ao final do curso, os participantes sairão com um protótipo finalizado em mãos.

O que é uma interface conversacional?

Na definição de Fabricio Teixeira, designer brasileiro co-fundador do UX Collective, “uma interface conversacional é aquela que acontece em forma de conversa entre um humano e uma máquina. Há quem argumente dizendo que toda interface é, na verdade, uma conversa — mas nesse caso a interface também tem a aparência de uma conversa, dessas que você tem com um amigo em um aplicativo como o Whatsapp, Facebook Messenger ou Hangouts”.

O workshop “Interfaces Conversacionais”, promovido pelo Marieta, traça uma panorâmica histórica da evolução desses sistemas de interação humano/maquina, desde seus primeiros rascunhos até o atual estado da arte da websemântica, e fornece as ferramentas necessárias para aprender as bases de programação necessárias para que o aluno possa criar sua própria interface, saindo do workshop com um protótipo finalizado em mãos. Em quatro aulas simples e acessíveis, Felipe Magalhães Bonel mostrará como podemos nos aproximar dessa revolução tecnológica e desmistificar sua complexidade.

É cada vez mais comum em nosso dia-a-dia pedir informações para robôs: seja uma eficiente responsável pela triagem em serviços hospitalares online ou um insuportável atendente da assistência técnica de sua operadora telefônica. Estamos continuamente conversando com máquinas; algumas tem um nome próprio, como Siri ou Alexa, outras imitam o tom de voz de pessoas familiares, como o serviço para fazer perguntas ao Obama, em seus tempos na Casa Branca. A evolução dos sistemas de inteligência artificial permite hoje que conversemos com robôs, muitas vezes sem nem reparar que o ser do outro lado da comunicação não tem um cérebro orgânico.

Ementa da disciplina

Introdução à história das interfaces; Transição para o gráfico e retomada do semântico; Estudos de caso: primeiras aplicações, evoluções, transições e assistentes virtuais; Chatbots; VDAs; Conceitos básicos de UX Writing; Processamento de Linguagem Natural; Inteligência Artificial; Aprendizagem de máquina; Criação de protótipo conversacional em plataforma Chatfuel.

Conteúdo programático

A oficina se sustentará em torno de quatro pilares conceituais e práticos que, em franco diálogo entre si, fornecerão subsídios para que os alunos sejam capazes de:

  • compreender os recursos e tecnologias por trás da estruturação de interfaces semânticas;
  • identificar situações e casos de uso aplicáveis para a utilização destas ferramentas;
  • estruturar roteiros e ferramentas para a construção de experiências de usuário em chatbots;
  • desenhar protótipos funcionais.

Isto posto, os campos de conhecimento a serem explorados serão os seguintes:

  • narratividade e roteirização: apresentação de conceitos básicos de estruturas narrativas, tanto literárias quanto audiovisuais. Noções primárias de dialogismo e construção de discursos em meios digitais, com apresentação de teorias linguísticas e estruturalistas; explanação sobre elementos significantes, como tom de voz, persona e contexto do robô;
  • inteligência artificial: explanação sobre tecnologias que possibilitam a criação de agentes virtuais e interfaces semânticas: processamento de linguagem natural e aprendizagem de máquina, supervisionada ou não supervisionada; reflexão e debates sobre aplicações cotidianas e possibilidades práticas;
  • user experience design: introdução às noções básicas e às ferramentas do UX Design, passando pelas dinâmicas de descoberta e estruturação de produtos e serviços, ciclos de pesquisas, testes e melhores práticas para a redação de diálogos virtuais;
  • realização: atividades práticas de criação, reflexão e feedback em torno do material criado. Criação de artefatos de persona, tom de voz, especificação de diálogo e, finalmente, protótipo funcional.

Plano de aulas

As quatro aulas acontecem nos dias 20, 21, 27 e 28 de fevereiro 2019, quartas e quintas, das 19h30 às 22h30, num total de 12 horas aula.

Aula 1 / 20 de fevereiro 2019: o que são interfaces semânticas? Descoberta, debates, estudos de caso com produtos de mercado e proposição de desafio.

Aula 2 / 21 de fevereiro 2019: dialogismo, construções narrativas e estruturação de personagens. Avaliação de protótipos preliminares desenvolvidos pela turma.

Aula 3 / 27 de fevereiro 2019: processamento de linguagem natural e construção de aplicações. Evolução de protótipos desenvolvidos pela turma.

Aula 4 / 28 de fevereiro 2019: interação final, noções de UX e melhores práticas do dialog design

Sobre o professor

Felipe Magalhães Bonel, formado em Comunicação e Multimeios pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é especialista brasileiro em inteligência artificial e novas tecnologias.

Observações finais

Não é obrigatório ter conhecimento prévio em programação para participar do workshop.

É recomendável, porém não vinculante, possuir um computador portátil para poder desenvolver o protótipo em autonomia.

Investimento

R$ 360,00 (inteira)
R$ 288,00 (estudantes)

Fica dica: 10% de desconto para quem se inscrever até quarta 30/01 usando o código promocional SAUDADES no momento da compra.

Contato

Inscrição: pelo email contato@projetomarieta.com.br

Mais infomações: www.projetomarieta.com.br/cursos

Interfaces conversacionais

happens
from 20/02/2019
to 28/02/2019

where

Marieta Maria Paula
Rua Maria Paula 96 ap 2
Bela Vista São Paulo SP

source
Projeto Marieta / Vitruvius / Irmãos Guerra Filmes / Cactus
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided