Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

No evento, haverá a distribuição gratuita do livro

No dia 24 de junho de 2019, às 19h, ocorerá o lançamento do livro "4 x 4 x 4 – Mockup de habitação" no auditório da reitoria da Universidade São Judas Tadeu, na Mooca. O evento sediará também uma mesa com as autoras Maria Isabel Imbronito e Eneida de Almeida, e com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu e representante do CAU/ SP, Paula de Vicenzo Fidelis Belfort Mattos.

No evento, haverá a distribuição gratuita do livro.

Sobre o livro

O presente livro constitui o relato de uma experiência didática exercitada no presente momento, que permite estabelecer uma reflexão sobre o ensino de projeto e os fundamentos teóricos próprios do campo disciplinar da arquitetura. Trata-se de um exercício proposto na disciplina Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo, aplicado a alunos do primeiro ano de projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. O exercício é composto por diferentes etapas, que são descritas e têm os objetivos apresentados no decorrer do artigo. A última etapa, correspondente à construção dos mock-ups em escala 1:1, possibilita a execução de um elemento complexo e a experiência de ocupar e perceber o espaço construído. Ao visar uma construção real, tanto do ponto de vista da organização do espaço como do domínio técnico-construtivo, o exercício de projeto de arquitetura dá ênfase às implicações, para a aprendizagem do aluno, do enfrentamento de aspectos construtivos em sincronia com a própria concepção do espaço. O interesse é assinalar que a atividade de construção do mock-up oferece ao processo de projeto elementos materiais concretos para a manipulação simultânea de múltiplas prerrogativas do projeto, propiciando a experimentação e verificação in loco da complexidade do sistema estrutural em suas propriedades físicas, especialmente nas relações entre o dimensionamento (e modulação) das peças, a estabilidade do conjunto e a própria forma. As considerações feitas procuram estabelecer parâmetros para o desenvolvimento futuro de uma pesquisa no ensino de Projeto de Arquitetura no que tange à relação entre a matéria e o espaço, bem como o aperfeiçoamento constante do sistema construtivo utilizado.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

4 x 4 x 4 – Mockup de habitação

happens
from 24/06/2019
to 24/06/2019

more
24 de junho de 2019, segunda-feira, às 19h

where

Universidade São Judas Tadeu
Rua Taquari 546, Mooca, São Paulo SP

source
Maria isabel Imbronito
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided