In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
O Ciclo de Seminários de Especialização sobre Avaliação do Risco no Projecto resulta de uma parceria entre o Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL e da H.Menezes Risk Vision e é constituído por um conjunto de acções de formação com uma forte componente prática que realça o papel e a responsabilidade do projectista na forma como as opções de projecto influenciam a vida dos utilizadores e as dinâmicas sociais dos espaços, tanto nas obras novas como nas obras de remodelação ou reabilitação. Toda a abordagem é feita numa óptica integrada da “segurança e acessibilidade no uso dos espaços construídos”, um dos sete requisitos essenciais do Novo Regulamento dos Produtos de Construção, no conceito emergente e incontornável da Construção Sustentável e o seu impacto na Saúde.
O módulo 1, “Avaliação do Risco no Projecto: conceitos, metodologias e relevância no uso dos espaços”, é de frequência obrigatória para participação nos restantes, que são opcionais e dedicados a equipamentos específicos tais como estabelecimentos de ensino, espaços de jogo e recreio, espaços residenciais, espaços públicos, zonas verdes e de transportes, entre outros previstos.
Na avaliação feita pelos participantes da 1ª e 2ª edições do módulo 1, à pergunta se recomendariam esta acção a outros colegas ou conhecidos, todos sem excepção responderam afirmativamente por considerarem, nomeadamente, que é uma área “onde os projectistas têm muitas lacunas“, “pelo tema e pela qualidade da formadora“, “porque aumenta significativamente os conhecimentos e a tomada de consciência sobre segurança/meios de actuação para alteração de situações existentes/legislação” e “pela consciencialização das medidas de inclusão e pela falta destas em quem projecta”
Estes seminários destinam-se a:
- arquitectos, urbanistas, paisagistas, designers, engenheiros e projectistas em geral bem como estudantes nestas áreas
- coordenadores de projecto, técnicos autárquicos das áreas de urbanismo e licenciamento de edifícios
- profissionais de saúde pública ou segurança e higiene ambiental (responsáveis pela saúde escolar, visitas domiciliárias, etc)
- profissionais de educação com funções de administração e gestão ou responsáveis pela área da segurança e manutenção
- profissionais do sector imobiliário, nomeadamente gerentes, directores ou administradores, técnicos que conferem capacidade profissional às empresas de mediação imobiliária, angariadores imobiliários
Cada módulo confere 8 créditos de formação em temáticas opcionais de ingresso na Ordem dos Arquitectos Portugueses. Também o Instituto Nacional do Imobiliário e da Construção considerou que o conteúdo destes seminários é relevante para efeitos de comprovação de formação contínua - artigo 9.º da Portaria 1326/2004, de 19 de Outubro -, no âmbito da capacidade profissional das empresas de mediação imobiliária ou dos angariadores imobiliários.
Os sócios da APSI, da OA, da APAP e da AEEP usufruem de 10% de desconto sobre o preço para o público em geral.
Mais informações falar com Marisa Manteigas por email ou por telefone (210 464 112)