Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Arquitetos, urbanistas e engenheiros responsáveis pela revitalização de cinco áreas de importantes cidades do mundo se reúnem para debater sobre políticas públicas e intervenção urbana

O Simpósio Transformações urbanas e patrimônio cultural vai analisar os resultados alcançados, face aos distintos contextos históricos, socioeconômicos, ambientais e culturais de projetos como o de Nova Iorque com o plaNYC (plano estratégico de longa duração e sustentabilidade de Nova Iorque), do prefeito Michael Bloomberg e do parque High Line. Também serão estudados cases como a transformação de Puerto Madero, em Buenos Aires, as estratégias e organização da Copa do Mundo de 2010, na Cidade do Cabo, a revitalização de East London, que fez parte das metas de sustentabilidade dos Jogos Olímpicos de 2012, e a formação da mão de obra especializada na conservação sustentável do patrimônio, em Havana.

Dividido em dois dias, o Simpósio Transformações urbanas e patrimônio cultural vai reunir um time com grandes nomes capazes de redesenhar imensos espaços urbanos com infraestrutura e serviços públicos de qualidade, aliados a novos padrões de mobilidade. Para abrir o evento, o arquiteto e urbanista Jorge Wilheim vai falar sobre “O Legado de Transformação Urbana e Gestão Sustentável do Patrimônio Cultural”. Na mesa estarão presentes o secretário-executivo da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, a superintendente do Iphan-RJ, Cristina Lodi, e o presidente do IAB, Sergio Magalhães.

“O desafio será, sem dúvida, harmonizar os diversos usos desse território e, nessa perspectiva, terão papel fundamental a valorização do patrimônio cultural existente – tanto material quanto imaterial - e a integração de novos equipamentos culturais que estão sendo construídos, verdadeiras “âncoras” do projeto de revitalização”, destacou o urbanista e curador do evento Ephim Shluger.

Assim como ocorreu no projeto londrino para os Jogos Olímpicos, o projeto da zona portuária carioca prevê o desenvolvimento da região baseado nos princípios de sustentabilidade. Para falar sobre a experiência na realização do Parque Olímpico de Londres, o Simpósio Transformações urbanas e patrimônio cultural traz o ex-diretor de Sustentabilidade dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Dan Epstein.

A “Transformação metropolitana e novos padrões de arquitetura sustentável” também será pauta do painel sobre as mais recentes transformações de Nova Iorque, a cargo dos professores Lance Brown, da School of Architecture, City College of New York, Achva Stein, professora de Paisagismo no Spitzer School of Architecture, City College of New York; e Shawn Amsler, da Columbia University.

Para falar sobre a transformação de Puerto Madero e seus vínculos socioculturais e urbanísticos, Miguel Jurado e Alfredo Garay, arquiteto e economista, respectivamente, abrem debate sobre um dos projetos de renovação de zona portuária mais bem sucedidos do mundo. Direto da Cidade do Cabo, a diretora de Planejamento do Gabinete do Primeiro Ministro de West Cape, África do Sul, Laurine Platzk falará sobre as estratégias de revitalização de Victoria & Alfred Waterfront e a organização da Copa do Mundo 2010 ao lado de Fernando Cavallieri, assessor especial da presidência do Instituto Pereira Passos (IPP), centro de pesquisa, planejamento e projetos estratégicos para a cidade do Rio de Janeiro.

Para fechar o ciclo de debates e encontros, o diretor da Escuella Taller Gaspar Melchor Jovellanos de Habana Vieja, Eduardo González Delgado e o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Eng. Luiz Edmundo da Costa Leite discutirão sobre os fundamentos e práticas da “Formação da mão de obra especializada na conservação sustentável de Habana Vieja”.

“A oportunidade de apresentarmos, neste simpósio, experiências de outras cidades portuárias, inaugura um instigante diálogo entre urbanistas, arquitetos, construtores, pesquisadores, gestores públicos, setor privado e comunidades envolvidas”, declarou Ephim Shluger.

O Clube de Engenharia fica na Avenida Rio Branco, 124 – Centro – Rio de Janeiro. O Simpósio Transformações urbanas e patrimônio cultural é patrocinado pelo BNDES e recebe apoio da Fundação Roberto Marinho, Sect-RJ, IAB-RJ, Itdp e Clube de Engenharia. Inscrições gratuitas no site.

programação

26 de setembro

Manhã

09h às 10h - Credenciamento

10h às 13h - Sessão de Abertura

“O Legado de Transformação Urbana e Gestão Sustentável do Patrimônio Cultural”

Palestra do arquiteto e urbanista Jorge Wilheim

Mesa representante do Bndes, Hugo Barreto (Secretário Executivo da Fundação Roberto Marinho), Cristina Lodi (Superintendente do Iphan-RJ) e Sergio Magalhães (Presidente do IAB)

Moderador Ephim Shluger

Tarde

14h30 às 17h - Painel Rio de Janeiro

Tema: Projeto do Porto Maravilha: a integração social e cultural e salvaguarda do patrimônio cultural

Convidados Jorge Arraes (Diretor-presidente da Cdurp), Washington Fajardo (Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade), Ana Carmen Alvarenga (Diretora da Tishman & Speyer, Brasil) e Cézar Vasquez (Diretor do Sebrae-RJ)

17h às 18h30 - Painel Londres
Tema: Da revitalização do South Bank às Olimpíadas de Londres 2012 – dois momentos, duas estratégias

Convidado Dan Epstein (ex-Diretor de Sustentabilidade dos Jogos Olímpicos de Londres 2012)

27 de setembro

Manhã

09h às 11h - Painel Nova York
Tema: Transformação metropolitana e novos padrões de arquitetura sustentável

Convidados Lance Brown (Professor da School of Architecture, City College of New York), Achva Stein (Professora de Paisagismo no Spitzer School of Architecture, City College of New York) e Shawn Amsler (Columbia University)

11h às 12h30 - Painel Buenos Aires
Tema: A transformação de Puerto Madero e seus vínculos socioulturais e urbanísticos com o downtown e bairros tradicionais

Convidados Miguel Jurado (Arquiteto e Editor do Diário de Arquitetura do El Clarín) e Alfredo Garay (arquiteto e economista)

Tarde

14h às 15h30 - Painel Cidade do Cabo, África do Sul
Tema: Estratégias de Revitalização de Victoria & Alfred Waterfront e a organização da Copa do Mundo 2010

Convidados Laurine Platzky (Diretora de Planejamento, Gabinete do Primeiro Ministro de West Cape, África do Sul) e Fernando Cavalieri (IPP – Rio de Janeiro)

15h30 às 17h - Painel Havana
Tema: Formação da mão de obra especializada na conservação sustentável de Habana Vieja

Convidados Eduardo González Delgado (Diretor da Escuella Taller Gaspar Melchor Jovellanos de Habana Vieja), e Eng. Luiz Edmundo da Costa Leite (Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro)

17h às 18h30 - Sessão de Encerramento
Mesa redonda, com a participação de todos os expositores e comentaristas, conduzida pelo moderador, com interlocução da plateia, através de perguntas por escrito

18h às 19h - Coquetel de confraternização

 [divulgação]

[divulgação]

Simpósio Transformações Urbanas e Patrimônio Cultural

happens
from 26/09/2012
to 27/09/2012

more
entrada gratuita

where

Clube de Engenharia
Avenida Rodrigues Alves 798 - Tirol
59020-200 Natal RN

source
Marian Sales - assessoria de imprensa
Rio de Janeiro RJ Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided