Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Brevemente será possível apreciar as construções antigas do Centro Histórico de Santos saboreando um gostoso cafezinho, a bordo de bonde com cafeteria. E depois conhecer o Museu Vivo Internacional do Bonde e o Museu Ferroviário

Numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Santos (PMS) e o Museu do Café, o bar será instalado no veículo doado pela cidade italiana de Turim, que o utilizava como restaurante. Climatizado e devidamente adaptado, contará com novos bancos, mesas e balcão, onde serão servidos diversos tipos de cafés, os mesmos que são comercializados na Bolsa Oficial do Café da cidade. Externamente será decorado com motivos alusivos à famosa rubiácea, como folhas, grãos, sacas de exportação do produto etc. A previsão é que a unidade comece a circular no início de 2012.

Na cerimônia realizada no dia 23/09, em comemoração ao Dia do Bonde e aos 11 anos da inauguração da linha turística, o prefeito João Paulo Papa apresentou, ainda, o projeto do Museu Vivo Internacional do Bonde Roberto Mehanna Kamis, que funcionará no Armazém 12 A. Sua estrutura foi retirada do cais, remodelada e remontada ao lado da Estação do Valongo.

Segundo o projeto, além do Museu do Bonde, o local receberá o Museu Ferroviário. Juntos, terão espaços para exposições que contarão um pouco da rica história desses veículos na cidade e no País. O armazém também abrigará uma oficina de carpintaria e mecânica para formar mão de obra capaz de trabalhar na recuperação dos bondes. A iniciativa está sendo viabilizada por meio de parceria entre a PMS, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a empresa Noble.

Segundo o prefeito João Paulo Tavares Papa, a volta do bonde ajudou a alavancar o Projeto Alegra Centro, pontapé inicial para a revitalização da região. "Com a criação da linha turística e agora do Museu do Bonde, queremos que Santos seja reconhecida como referência mundial na preservação da memória do bonde".

 [divulgação]

[divulgação]

Bonde com Cafeteria

source
Amélia Fernandez Gonzalez
Santos SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided