Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Realizada pela Companhia de Restauro, a obra será concluída no dia 12 de dezembro

Será entregue restaurado, na próxima segunda-feira, o Monumento a Garcia Lorca. A escultura de Flávio de Carvalho, localizada na Praça das Guianas, zona sul de São Paulo, tem uma história de lutas e imenso valor para a cidade.

Inaugurado em 1968, o monumento vem resistindo ao tempo com a fragilidade de seus materiais e a força de seus ideais. É a única obra do autor exposta em praça pública e foi a primeira do mundo a homenagear o poeta espanhol assassinado pelas tropas franquistas.

Em 1969, uma explosão danificou a escultura. Folhetos deixados no local informavam sobre a destruição do monumento ao poeta “comunista e homossexual”. Os destroços foram levados para um depósito da prefeitura, onde permaneceram por muitos anos, apesar dos esforços de Flávio de Carvalho para restaurar e devolver a obra ao espaço público.

Em 1979, alunos da Escola de Comunicações e Artes e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP falsificaram documentos e roubaram a escultura. Durante três meses trabalharam na sua recuperação e a depositaram no vão livre do Masp. Dias depois, finalmente a obra foi reimplantada na Praça das Guianas, seu local de origem.

A restauração do monumento, que se encontrava degradado e em péssimo estado de conservação, foi possível devido a uma doação da Companhia de Restauro à prefeitura do município, pelo programa Adote uma Obra Artística. Os serviços foram iniciados em setembro deste ano e acompanhados pelos alunos do curso A Solda na Escultura, da Escola Paulista de Restauro.

“Essa iniciativa deveria ser estendida a muitas outras obras espalhadas pela cidade, que sofrem com o descaso e o abandono”, afirma Paulo Danilo Machado, arquiteto responsável pelo restauro.

Todas as fases da restauração podem ser acompanhadas pela internet, através de um blog contendo imagens e informações sobre os trabalhos: www.monumentogarcialorca.blogspot.com.

Monumento a Garcia Lorca, escultura de Flávio de Carvalho, foto anterior ao restauro<br />Foto divulgação

Monumento a Garcia Lorca, escultura de Flávio de Carvalho, foto anterior ao restauro
Foto divulgação

Monumento a Garcia Lorca

source
Companhia de Restauro – Katia Kreutz
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided