Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

A missa de 7º dia acontece no dia 17 de dezembro, às 17h30, na Igreja Nossa Senhora do Brasil, situada na Avenida Portugal 772, Urca, Rio de Janeiro

A professora Ana Clara Torres Ribeiro, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) da UFRJ, faleceu na tarde do dia 9 de dezembro de 2011. O enterro aconteceu no sábado, dia 10 de dezembro, às 15h, no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

A missa de 7º dia acontece no dia 17 de dezembro, às 17h30, na Igreja Nossa Senhora do Brasil, situada na Avenida Portugal 772, Urca, Rio de Janeiro.

Sobre a professora

Socióloga, doutora em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (1988), Ana Clara Torres Ribeiro foi professora Adjunta do Ippur desde 1987 e pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Integrava o programa Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Foi também integrante e ex-diretora da Clacso.

No Ippur, após larga experiência com o tema dos movimentos sociais (coordenação de grupo de trabalho da Anpocs, oferta de disciplina e orientação de dissertações de mestrado, além da realização de estudos e pesquisas) criou, em 1998, o Laboratório da Conjuntura Social: tecnologia e território (Lastro) e a disciplina Teorias da Ação, que condensa as orientações teóricas do trabalho experimental desenvolvido pelo Lastro, no qual desenvolveu pesquisa sistemática da Ação Social (reivindicações, protestos e lutas) em contextos metropolitanos, a proposição de novos conceitos e categorias e exercícios com a denominada cartografia da ação.

Ana Clara Torres Ribeiro no encontro Corpocidade, ocorrido no Complexo da Maré, novembro de 2010<br />Foto Paola Berenstein Jacques

Ana Clara Torres Ribeiro no encontro Corpocidade, ocorrido no Complexo da Maré, novembro de 2010
Foto Paola Berenstein Jacques

Falece Ana Clara Torres Ribeiro

source
Maria Inês Sugai – UFRJ / Website UFRJ
Rio de Janeiro RJ Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided