Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O Instituto Moreira Salles lança no dia 8 de março o livro Clarice Lispector – Figuras da escrita, do crítico literário português e professor de literatura brasileira Carlos Mendes de Sousa.

A publicação é uma reedição integral do texto com mesmo título publicado em Portugal em 2000, pela Universidade do Minho, em Braga, que teve uma tiragem de 500 exemplares. A edição do livro no Brasil faz parte de uma série de ações que há muito vêm se desenvolvendo no IMS em torno da obra de Clarice (veja abaixo).

Em Clarice Lispector – Figuras da escrita, o autor não se detém apenas na explicação de um gênero literário ou em aspectos específicos da poética clariciana. A pesquisa de Carlos Mendes de Sousa, iniciada no Rio de Janeiro em 1992, se debruça sobre toda a obra de Clarice em suas diferentes modalidades: romances, contos, crônicas, cartas e entrevistas.

Segundo Eucanaã Ferraz, consultor de literatura do Instituto Moreira Salles, trata-se do mais completo estudo até hoje realizado sobre a obra de Clarice Lispector. “É preciso observar que o autor mantém todo o tempo um diálogo generoso com a bibliografia de Clarice produzida até então, assim como vai buscar instrumental teórico em áreas como a filosofia, a psicanálise e a própria teoria literária”, explica Eucanaã. Apesar disso, Carlos Mendes Sousa define que “a publicação não deixa de ser uma iniciação à leitura de Clarice Lispector”.

Para Benjamin Moser, autor da biografia Clarice, (Cosac Naify, 2009), e também autor de texto de apresentação na publicação do IMS, “o livro combina o conhecimento dos mais sérios pesquisadores com o amor e a empolgação, mal disfarçados, que são marcos do clariciano legítimo”.

Carlos Mendes de Sousa é professor na Universidade do Minho e codiretor da revista de poesia Relâmpago. Tem se dedicado especialmente ao estudo da literatura brasileira e da poesia portuguesa moderna e contemporânea. Além dos ensaios sobre Clarice Lispector, destacam-se os seus trabalhos sobre Machado de Assis, João Cabral de Melo Neto, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Fiama Hasse Pais Brandão e Eduardo Lourenço.

“Clarice Lispector - Figuras da Escrita" é lançado pelo IMS

source
Nathalia Pazini - Instituto Moreira Salles
Rio de Janeiro RJ Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided