O caderno está dividido em duas partes, Ajudando a refletir e Colocando em prática, respectivamente. A primeira é composta de artigos escritos por Átila Tolentino, Cecilia Londres, Juciene Apolinário, Magaly Cabral, Samira Bandeira, Simone Scifone e Sônia Florêncio, com a finalidade de promover reflexões acerca do campo conceitual e prático do patrimônio cultural, além do desenvolvimento dos processos de educação patrimonial. Já a segunda parte traz artigos e projetos voltados para o tema no estado da Paraíba. Os textos apresentam experiências realizadas em escolas, como em Nazarezinho, no sertão paraibano, onde foi feito um trabalho de arte contemporânea, usando o alfenim, quitute considerado patrimônio imaterial do município. Há outras experiências, como em Areia, aonde um ponto de cultura se engaja em um trabalho que envolve toda a comunidade local em torno da preservação do acervo sob a guarda dos museus da cidade.
O que são as casas do Patrimônio?
As Casas do Patrimônio constituem-se, essencialmente, em um projeto pedagógico e de educação patrimonial. A proposta se fundamenta na necessidade de estabelecer novas formas de relacionamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com a sociedade e com o poder público. É o primeiro passo para transformar as representações regionais, escritórios técnicos do IPHAN e instituições da sociedade civil em pólos de referência. Visando qualificar e atender a população residente, estudantes, professores e turistas, trabalha em uma perspectiva de diálogo e reflexão, no sentido de propiciar a participação para uma construção coletiva dessa nova postura institucional.
O caderno temático pode ser acessado diretamente pelo link ou pelo blog da Casa do Patrimônio.