Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

UniRitter e Universidade Mackenzie, de São Paulo, confirmam convênio que integra as duas instituições para um dos projetos mais diferenciados do Brasil na área de pós-graduação

Uma das mais tradicionais instituições do Rio Grande do Sul no ensino de Arquitetura e Urbanismo, a UniRitter, confirmou assinatura de parceria com a Universidade Mackenzie de São Paulo para estrear o mestrado em Arquitetura e Urbanismo, recomendado pela CAPES/MEC no início de abril deste ano. O novo programa stricto sensu da UniRitter, que integra a rede internacional de universidades Laureate, abrirá as inscrições neste segundo semestre de 2012 e a previsão de início das atividades é para março de 2013, dentro dos parâmetros mais inovadores já realizados no Brasil.

Para Eduardo Mendonça, diretor presidente da UniRitter, o projeto do mestrado é estratégico e vai ao encontro do plano de crescimento que prevê a transformação do Centro Universitário em Universidade, provavelmente, em 2016. Além disso, Mendonça destaca que as possibilidades de internacionalização que a rede Laureate oferece aos acadêmicos também estarão disponíveis para os alunos do mestrado em Arquitetura e Urbanismo junto aos processos dos participantes integrados com o Mackenzie.

O diferencial deste programa de mestrado está na união da prática com a teoria. O curso contará com infraestrutura de laboratórios e quadro de professores com atuação profissional consistente em Porto Alegre e São Paulo. “A proposta pedagógica do programa é focada na reflexão sobre o ato de projetar e o aluno poderá fazer a pesquisa da sua dissertação com o apoio de um grupo de pesquisa. Tanto em São Paulo como no Rio Grande do Sul, as graduações em Arquitetura das duas instituições são tradicionais e referência no Ensino Superior. Existe uma grande sintonia entre nossos projetos pedagógicos e proximidades de pensamento”, observa o reitor da UniRitter, Flávio D´Almeida Reis, um dos incentivadores da linha de pesquisa em projeto.

Para o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, professor doutor Valter Caldana, trata-se de uma inovação junto a CAPES/MEC pela estrutura de concepção curricular e construção do conhecimento. “Há uma dinâmica diferente nas aulas. Acreditamos que a formação continuada é uma necessidade dos tempos de hoje e o mestrado deve preparar o estudante para continuar aprendendo, pesquisando, evoluindo sempre, em vez de limitar o conhecimento. O uso de laboratórios como ferramenta para análise e reflexão de projetos deverá fazer toda a diferença”, explica.

Com a implementação do novo programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, a UniRitter, que já oferece regularmente os programas de mestrado em Direito, Letras e Design e também o doutorado em Letras, completa um novo momento para sua estrutura acadêmica. “Nos últimos três anos a área de Pós-graduação stricto sensu tem crescido em nossa Instituição. Em 2009, tínhamos apenas um programa em funcionamento – mestrado em Letras. Com a aprovação do mestrado em Arquitetura e Urbanismo, passamos a ter cinco programas. Este avanço se deve a um trabalho sólido de pesquisa e produção científica, do comprometimento do corpo docente da Instituição e às parcerias que estamos estabelecendo, tais como a associação com a Universidade de Caxias do Sul para a oferta do doutorado em Letras em 2011 e esta com a Universidade Mackenzie”, destaca o professor doutor Sidnei Renato Silveira, pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão da UniRitter.

Do ponto de vista da Laureate, a instituição que oferece um programa de pós-graduação stricto sensu mostra que é detentora de um diferencial de qualidade, uma vez que consegue agrupar um número de pesquisadores com grande produção intelectual focada em uma determinada área do conhecimento. Isso estimula o ambiente Educação, que reflete na melhor formação dos estudantes de graduação", destaca o diretor geral acadêmico da Laureate Brasil, Professor Oscar Hipólito.

Proposta do mestrado – Conforme a professora Anna Paula Canez, coordenadora do mestrado em Arquitetura e Urbanismo na UniRitter, a proposta do curso é pensar a operação do projeto como instrumento de pesquisa e construção de conhecimento, como expressa o nome da sua área de concentração: “Projeto como investigação: Arquitetura e Cidade”. Duas linhas de pesquisa paralelas, mas interligadas, podem ser definidas com interseções possíveis entre projeto e investigação acadêmica. De um lado situam-se aquelas vinculadas a uma linha de pesquisa predominantemente internalizada nas operações projetuais – Projeto, processos e sistemas – e, de outro, aquelas voltadas para os efeitos de tais operações sobre o meio cultural em que têm lugar – Projeto e construções culturais. Tais disciplinas, em um e outro caso, são definidas como "laboratórios", isto é, como lugares de produção de conhecimento.

Estrutura e duração do curso – O novo curso terá duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses, contados a partir do início das atividades acadêmicas do período letivo. As inscrições para o processo seletivo devem ser anunciadas a partir de setembro.

Inovação caracteriza o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

source
Sabrina Ortacio - UniRitter
Porto Alegre RS Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided