Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

No dia 10 de setembro os londrinos foram brindados com uma exposição sobre a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914/1992). Com curadoria de Noemi Bleger, arquiteta argentina radicada em Londres, a exposição na British Council Gallery conta com uma Linha do Tempo produzida pelo professor Renato Anelli, pesquisador do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos.

A exposição é composta por uma instalação da holandesa Madelon Vriesendorp e pela exibição de um filme do cineasta Tapio Snellman. A Linha do Tempo de Anelli é fruto de pesquisas sobre a interação entre as arquiteturas italianas e brasileiras, que constituíram sua livre-docência defendida em 2001. Recentemente o professor Anelli retomou seus trabalhos sobre Lina Bo Bardi, atuando na coordenação de um auxílio da Fapesp para organização do acervo e sua disponibilização online para consulta de outros pesquisadores.

“Esta exposição em Londres, ao lado de outra curada por Hans Ulrich Obrist na Casa de Vidro em São Paulo e aberta no dia 5 de setembro, marca uma nova fase da repercussão internacional da obra de Lina Bardi. Agora são artistas produzindo trabalhos a partir de sua obra e trajetória, e não apenas exposições dos seus trabalhos”, destaca Anelli.

“Fiz essa linha do tempo com o objetivo apresentar a trajetória de Lina Bo Bardi para o público inglês”, explica o arquiteto. A Linha do Tempo pode ser conferida no site da exposição.

Anelli estará presente ao evento em Londres como representante do Instituto Bardi e participará, na British Council Gallery de uma apresentação especial no dia 18 de setembro. Em 10 de novembro o professor retornará a Londres, para um seminário a ser realizado no Institute of Contemporary Art.

Além do professor Anelli, este evento terá a participação dos arquitetos Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki, ex-colaboradores de Lina Bo Bardi. Suzuki também é professor do IAU/USP. A exposição na Britsh Council Gallery vai até o dia 30 de novembro.

Linha do Tempo de Lina Bo Bardi em exposição em Londres é trabalho de professor do IAU/USP São Carlos

source
Alexandre Milanetti - Assessoria de Imprensa IAU-USP
São Carlos SP Brasil

share


© 2000–2026 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided