In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
No dia 10 de setembro os londrinos foram brindados com uma exposição sobre a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914/1992). Com curadoria de Noemi Bleger, arquiteta argentina radicada em Londres, a exposição na British Council Gallery conta com uma Linha do Tempo produzida pelo professor Renato Anelli, pesquisador do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos.
A exposição é composta por uma instalação da holandesa Madelon Vriesendorp e pela exibição de um filme do cineasta Tapio Snellman. A Linha do Tempo de Anelli é fruto de pesquisas sobre a interação entre as arquiteturas italianas e brasileiras, que constituíram sua livre-docência defendida em 2001. Recentemente o professor Anelli retomou seus trabalhos sobre Lina Bo Bardi, atuando na coordenação de um auxílio da Fapesp para organização do acervo e sua disponibilização online para consulta de outros pesquisadores.
“Esta exposição em Londres, ao lado de outra curada por Hans Ulrich Obrist na Casa de Vidro em São Paulo e aberta no dia 5 de setembro, marca uma nova fase da repercussão internacional da obra de Lina Bardi. Agora são artistas produzindo trabalhos a partir de sua obra e trajetória, e não apenas exposições dos seus trabalhos”, destaca Anelli.
“Fiz essa linha do tempo com o objetivo apresentar a trajetória de Lina Bo Bardi para o público inglês”, explica o arquiteto. A Linha do Tempo pode ser conferida no site da exposição.
Anelli estará presente ao evento em Londres como representante do Instituto Bardi e participará, na British Council Gallery de uma apresentação especial no dia 18 de setembro. Em 10 de novembro o professor retornará a Londres, para um seminário a ser realizado no Institute of Contemporary Art.
Além do professor Anelli, este evento terá a participação dos arquitetos Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki, ex-colaboradores de Lina Bo Bardi. Suzuki também é professor do IAU/USP. A exposição na Britsh Council Gallery vai até o dia 30 de novembro.