Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Os livros "As Minas de Ouro e a formação das Capitanias do Sul" e "Robert Smith e o Brasil" tratam do patrimônio cultural brasileiro.

No final da tarde desta terça-feira (14) foram lançados dois livros do pesquisador e professor Nestor Goulart Reis, dentro da programação do ArquiMemória 4 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado, que acontece até sexta-feira, no Centro de Convenções. Embora com propostas bastante diferenciadas, os livros "As Minas de Ouro e a formação das Capitanias do Sul" e "Robert Smith e o Brasil" tratam do patrimônio cultural brasileiro, que sempre foi alvo das pesquisas de Nestor.

Resultado de uma pesquisa encomendada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), "As Minas de Ouro" aborda a formação das capitanias do sul, localizadas no Vale do Itajaí, a partir da perspectiva da mineração, importante atividade econômica da região desde os anos de 1.600. "Nunca havia sido feito um estudo sobre a formação daquelas capitanias, do Espírito Santo para o sul, a partir desta perspectiva e utilizando o conceito de paisagem cultural, que permite um estudo integrado das diversas ideias do campo", destacou o autor.

O outro livro lançado, que teve apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), é intitulado "Robert Smith e o Brasil", reúne uma série de artigos, escritos e fotos do pesquisador e historiador norte-americano que possui extensa produção sobre a arte colonial brasileira. Dentre as suas produções, destaca-se "Salvador - Arquitetura Colonial", que Nestor considera "leitura obrigatória para os estudantes".

O arquiteto e professor de história da arquitetura Nestor Goulart dos Reis Filho nasceu em 1931 e acompanhou a história arquitetônica brasileira e internacional, ao longo de meio século. Professor aposentado da USP, Goulart Reis optou pelo trabalho teórico, praticamente desde o início da vida acadêmica.

O ArquiMemória 4 acontece até sexta, 17 de maio, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, com programação diversificada, palestras magistrais, mesas e colóquios temáticos, lançamentos de livros e revistas, comunicações e apresentação de projetos de intervenção, tendo a participação de especialistas de todas as regiões do Brasil e de mais 15 países. O evento é promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), através do Departamento da Bahia (IAB-BA), em parceria com a Faculdade de Arquitetura e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Ufba.

Nestor Goulart Reis em lançamento de livro no Arquimemória<br />Foto Ricardo Prado | IAB-BA

Nestor Goulart Reis em lançamento de livro no Arquimemória
Foto Ricardo Prado | IAB-BA

Nestor Goulart Reis no ArquiMemória 4

source
Comunika Press / Débora Teixeira
Salvador BA Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided