Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, revelou na segunda-feira, 20 de maio de 2013, o vencedor e os finalistas da peça que definirá a identidade visual da premiação ao longo deste ano.

Analisadas pela comissão julgadora formada por Agnaldo Farias, Celso Longo, Chico Homem de Melo, Crystian Cruz, Elaine Ramos (coordenação), Flávia Nalon e Marina Chaccur, as propostas recebidas tinham o objetivo de divulgar a principal premiação de design do país, cujas inscrições estarão abertas em julho.

Responsável por nortear a comunicação visual desta edição, o eleito 1º lugar será impresso e distribuído por todo o país. Seus autores, Luana Alexandre Graciano, Alexandre Lindenberg e Nathalia Cury, receberão R$3mil como prêmio pelo cartaz vencedor e um contrato de R$5mil para o desenvolvimento de outras peças gráficas da edição no decorrer do ano. O júri também selecionou 10 finalistas, destacados para integrar a exposição 27º Prêmio Design MCB, em exibição a partir de 26 de novembro.

“O cartaz escolhido para representar a 27ª edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira destacou-se por sua originalidade ao subverter as convenções da linguagem do cartaz, que normalmente busca uma leitura sintética e imediata, com uma solução ao mesmo tempo delicada e complexa, que convida o olhar a passear entre os elementos do campo, sem abrir mão de impacto e legibilidade”, afirma o texto assinado pelo júri.

“Outra particularidade interessante do projeto vencedor é o fato de apoiar-se exclusivamente em uma linguagem gráfica, sem mimetizar ou reproduzir qualquer objeto externo ao cartaz. A peça se organiza pela engenhosa sobreposição de duas camadas com orientações cruzadas, ambas com elementos repetidos e ancorados em uma estrutura que dá ritmo visual e lembra uma estampa industrial, possibilitando repetições e encaixes em todas as direções, além da montagem de grandes painéis”, conclui o texto do júri. 

Cartaz vencedor da 27ª edição do Prêmio Design MCB<br />Luana Alexandre Graciano, Alexandre Lindenberg e Nathalia Cury

Cartaz vencedor da 27ª edição do Prêmio Design MCB
Luana Alexandre Graciano, Alexandre Lindenberg e Nathalia Cury

27º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira anuncia o vencedor do Concurso do Cartaz

source
Filipe Bezerra e Andrea Polimeno - Museu da Casa Brasileira
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided