Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Cinebiografia, website oficial, livro e exposição inéditos estão sendo conceituados e produzidos para a efeméride que acontece em 2015

Em 23 de junho 2015, Vilanova Artigas completaria 100 anos. A efeméride está localizada no período compreendido entre a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, realizados no Brasil. Esses eventos naturalmente movimentarão o mercado da construção civil na agenda de governos, da sociedade civil e jogam luz sobre as condições de mobilidade urbana e promovem a reflexão sobre a dinâmica da vida nas cidades. Artigas anteviu a arquitetura e o urbanismo como ferramentas indispensáveis para a transformação da realidade das cidades brasileiras. Propôs soluções na prática de seu processo criativo como arquiteto, como professor e intelectual. Seu legado vanguardista não só permanece atual, como está mais efervescente do que nunca.

Sobre o projeto Artigas 100 anos

A celebração dos 100 anos está ramificada em quatro vertentes que contam com um núcleo de pesquisa em comum. A inédita cinebiografia do arquiteto, com o título provisório de Vilanova Artigas: as cidades como as casas, as casas como as cidades tem, desde a sua captação, a vocação multiplataforma. O roteiro foi pensado para gerar longa-metragem, série de televisão e websérie. O website oficial disponibilizará o acervo profissional e pessoal de Artigas para acesso público, além de centralizar todas as informações sobre os eventos do Centenário. No livro, uma curadoria definitiva de suas obras mais relevantes, que influenciaram e seguem inspirando arquitetos brasileiros e estrangeiros. A exposição promovida pelo Itaú Cultural propõe um mergulho do público com o processo criativo do arquiteto. Seus projetos, seus desenhos e fotos pessoais revelam seu lado artístico e humano.

A equipe

O documentário foi idealizado e será escrito e dirigido pela neta do arquiteto, a roteirista e jornalista Laura Artigas. Terá co-direção de Pedro Gorski e a coordenação artística de Marcelo Machado, diretor do premiado documentário “Tropicália”. A produção executiva está a cargo de Luiz Ferraz e Gal Buitoni da Olé Produções. A pesquisa será coordenada pela historiadora Rosa Artigas, filha do arquiteto, que também assina a organização do livro. Com mais de 30 anos de experiência na área cultural, ela foi responsável, entre outros, pelos dois primeiros livros sobre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O arquiteto Marco Artigas, também neto do arquiteto, será o curador responsável pelo acervo digital que se tornará público por meio do website oficial de Vilanova Artigas.

Programa de patronos

O projeto Artigas 100 anos está em busca de patronos, que receberão como contrapartida os produtos do centenário e outras recompensas ainda mais especiais por seu apoio.

Celebrando a memória do próprio Vilanova Artigas, que sempre acreditou na troca de ideias e na melhoria da sociedade por meio do esforço coletivo, o projeto aproveita os contemporâneos conceitos de financiamento colaborativo e da mobilização para convocar apoiadores que prestigiem a preservação da memória do arquiteto, e por consequência, da Cultura Brasileira. Para participar entre em contato pelo email centenarioartigas@gmail.com.

Vilanova Artigas, 1915–1985<br />Foto divulgação

Vilanova Artigas, 1915–1985
Foto divulgação

Vilanova Artigas, 1915–1985<br />Foto divulgação

Vilanova Artigas, 1915–1985
Foto divulgação

Edifício Louveira, São Paulo. Arquiteto Vilanova Artigas<br />Foto divulgação

Edifício Louveira, São Paulo. Arquiteto Vilanova Artigas
Foto divulgação

Vilanova Artigas faz 100 anos

source
Lucia Rodrigues – Assessoria de Imprensa
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided