Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O criador do Conjunto Nacional, um dos mais importantes e significativos edifícios de São Paulo, é autor de importante obra arquitetonica

O arquiteto David Libeskind faleceu hoje, dia 9 de abril de 2014, na cidade de São Paulo. O velório acontece no dia 10 de abril, quinta-feira, a partir das 9 horas, no cemitério Israelita do Butantã, situado na Avenida Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia, 5530, Raposo Tavares, na cidade de São Paulo. O enterro acontece às 11 horas, no mesmo local.

Nascido em 1928 na cidade paranaense de Ponta Grossa, David Libeskind muda-se com a família para Belo Horizonte no ano seguinte. Na capital mineira vai ser aluno do pintor modernista Guignard na adolescência, para depois se formar arquiteto na Universidade Federal de Minas Gerais em 1952. Durante o curso de arquitetura, foi aluno de Sylvio de Vasconcellos, que o convida a estagiar no departamento estadual do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Sphan. Após formado, vai se radicar na capital paulista, onde rapidamente se integra no meio arquitetônico e cultural, passando a frequentar o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB e o circuito de arte, onde tem oportunidade de atuar como pintor.

Artista gráfico, ilustrador e pintor, Libeskind ganhou notoriedade com o Conjunto Nacional, complexo arquitetônico que ocupa uma quadra em plena Avenida Paulista e que projetou em 1954, com menos de 30 anos de idade. Com uma expressiva obra residencial, tanto unifamiliar como condominial, é autor de obra diversificada, com programas variados: Posto de Puericultura para a Legião Brasileira de Assistência, Fórum de Socorro, Hospital Infantil da Faculdade de Medicina de Sorocaba, Grupo Escolar em Santa Cruz do Rio Pardo, Banco Crefisul, dentre outros.

Seus projetos arquitetônicos e sua atuação em outras áreas da arte têm merecido crescente interesse nas escolas de arquitetura, seja como referência projetual, seja como objeto de estudo de trabalhos acadêmicos, com diversos artigos, mestrados e doutorados sobre sua obra. A dissertação de mestrado de Luciana Tombi Brasil, defendida na FAU USP, foi publicado em 2007 em coedição da Romano Guerra Editora e Edusp, tornando-se o primeiro livro sobre o arquiteto.

bibliografia

BRASIL, Luciana Tombi. A obra de David Libeskind: ensaio sobre as residências unifamiliares. Dissertação de mestrado. São Paulo, FAU USP, 2004.

BRASIL, Luciana Tombi. David LibeskindEnsaio sobre as residências unifamiliares. Coleção Olhar Arquitetônico, volume 02. São Paulo, Romano Guerra/Edusp, 2007.

EKERMAN, Sergio Kopinski. David Libeskind, a arquitetura moderna e a modernidade brasileira. Resenhas Online, São Paulo, ano 07, n. 082.02, Vitruvius, out. 2008 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/07.082/3057>.

GUERRA, Abilio. David Libeskind e a arquitetura residencial em São Paulo. Resenhas Online, São Paulo, ano 03, n. 033.02, Vitruvius, set. 2004 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/03.033/3178>.

STINCO, Cláudia Virginia. O Conjunto Nacional: história e análise de um modelo. Dissertação de mestrado. São Paulo, FAU Mackenzie, 2004.

VIÉGAS, Fernando Felippe. Conjunto Nacional: a construção do espigão central. 2003. Dissertação de mestrado. São Paulo, FAU USP, 2003.

VIÉGAS, Fernando Felippe. Desenho de cidade: o projeto do Conjunto Nacional. Novos Estudos, n. 70. São Paulo, Cebrap, nov. 2004, p. 185.

David Libeskind (Ponta Grossa, 24/11/1928 – São Paulo, 9/04/2014)

David Libeskind (Ponta Grossa, 24/11/1928 – São Paulo, 9/04/2014)

Conjunto Nacional, São Paulo. Arquiteto David Libeskind<br />Foto Daniel Ducci

Conjunto Nacional, São Paulo. Arquiteto David Libeskind
Foto Daniel Ducci

Morre David Libeskind

source
Claudio Libeskind
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided