Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Foram selecionados 217 projetos que irão compor a programação 2015-2016 dos quatro CCBB nas áreas de Artes Cênicas, Cinema, Exposições, Ideias, Música e Programa Educativo.

O Banco do Brasil divulga o resultado do Edital de Patrocínio e Cessão de Espaço 2015-2016 e os vencedores do Prêmio CCBB Contemporâneo.

Os projetos irão compor a programação dos Centros Culturais Banco do Brasil Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Na modalidade patrocínio, as propostas selecionadas terão apoio financeiro do BB. Os projetos escolhidos na modalidade cessão de espaço são aqueles que já possuem os recursos necessários para sua realização e contarão com a estrutura física dos Centros Culturais. O Prêmio CCBB Contemporâneo foi realizado pela primeira vez, com o objetivo de promover trabalhos inéditos de artistas brasileiros.

Durante o período de inscrições, realizado entre 05 de agosto a 19 de setembro de 2014, o BB recebeu 6.329 propostas via Internet, sendo 4.092 inscritas para a modalidade patrocínio, 414 para cessão de espaço e 1.823 para o prêmio. Foram selecionados 138 projetos para compor a grade de programação dos quatro CCBB durante os anos de 2015 e 2016.

A lista completa dos selecionados em todas as modalidades estará disponível no site.

Seleção dos Projetos

Todos os projetos foram avaliados com base em critérios pré-determinados e de acordo com valores estratégicos, linha de atuação e o eixo curatorial para o período 2015-2016, constantes no regulamento do edital de inscrições. As análises foram realizadas por comissão formada pelas equipes técnicas dos CCBB e convidados especialistas do mercado cultural.

A avaliação e seleção dos projetos foram realizadas de setembro a dezembro de 2014. A prioridade nesta edição foi proporcionar ao público experiências interativas e transformadoras, por meio de projetos que valorizem a responsabilidade socioambiental, a sustentabilidade, a diversidade e a inovação.

A curadoria da programação foi norteada pelas seguintes premissas: nova produção cultural brasileira, valorização da memória cultural brasileira, significativa expressão artística nacional e internacional, possibilidade de ações multidisciplinares e ineditismo das propostas. A escolha dos projetos foi orientada, ainda, pela viabilidade técnica e adequação física de cada Centro.

Prêmio CCBB Contemporâneo

No Prêmio CCBB Contemporâneo, foram selecionados 10 trabalhos inéditos que poderão compor a programação 2015-2016 do CCBB Rio de Janeiro. Os artistas selecionados terão a possibilidade, a critério do Banco do Brasil, de circular suas obras pelos demais Centros Culturais (BH, DF e SP).

Segundo o diretor de Estratégia e Organização do BB, Luis Aniceto Cavicchioli, “a primeira edição do prêmio foi um sucesso. Por meio de um processo de seleção democrático que recebeu mais de 1.800 inscrições, o BB reafirma a importância do fomento à nova produção cultural brasileira”.

Banco do Brasil divulga resultado do Edital de Seleção de Projetos para os Centros Culturais e vencedores do Prêmio CCBB

source
Wagner Vasconcelos / CCBB
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided