Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Um grupo de designers foi o vencedor do Concurso do selo oficial das comemorações do centenário do arquiteto Vilanova Artigas, desenvolvido pela Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo em conjunto com a Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário, e colaboração dos designers Celso Longo e Daniel Trench. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, em cerimônia realizada na Escola da Cidade.

O trabalho da equipe, composta pelos designers Gabriela Castro, Gustavo Marchetti, Julia Masagão e Paulo André Chagas, se destacou dentre todos os apresentados por utilizar um elemento gráfico que faz referência à arquitetura de Artigas sem, contudo, fazê-lo de modo literal e óbvio. “A substituição das letras V e A por triângulos modulados invertidos – sobretudo quando encontrando-se fora de eixo e em tamanhos variados – resultou em aplicações interessantes e características, identificando adequadamente as comemorações do Centenário”, explica o júri, presidido pelo arquiteto e designer João Carlos Cauduro e composto pelos profissionais Celso Longo, Daniel Trench, Rafic Farah e Rodrigo Brancher.

Foram 73 trabalhos inscritos, no período de dezembro a fevereiro. “O concurso para o selo comemorativo do Centenário de Vilanova Artigas cumpriu com grande brilho o seu objetivo. Os trabalhos participantes foram de alto nível e bastante diversificados, o que fez com que o júri tivesse um árduo trabalho para selecionar os finalistas. Agradecemos à Escola da Cidade, aos membros do Júri e, principalmente, ao empenho e talento dos todos os participantes, especialmente aos cinco finalistas”, comentam os integrantes da Comissão Organizadora.

Os outros finalistas do concurso, em ordem de inscrição

- Roberto Strauss

- Julia Lopez da Mota

- Grupo Contravento (Ilana Tschiptschin, Alexandre Lindenberg e Alexandre Benoit)

- Coletivo Oitentaedois (Caio Yuzo, Douglas Higa e Erick Fugii)

O objetivo do Concurso do selo oficial das comemorações do centenário do arquiteto Vilanova Artigas foi escolher o selo que será a identidade visual das Comemorações e que será adotado como a marca oficial das celebrações, como identidade visual de caráter multiplicativo, permitindo sua utilização nas mais variadas peças e meios de comunicação.

Vilanova Artigas

O arquiteto João Batista Vilanova Artigas nasceu em Curitiba (PR), em 23 de junho de 1915. Mudou-se para São Paulo e formou-se arquiteto na Escola Politécnica da USP, em 1937.

Foi fundador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1948, na qual liderou, mais tarde em 1962, um movimento para a reforma de ensino que influenciou outras faculdades de arquitetura no Brasil inteiro. Foi militante dos movimentos populares e, por isso, perseguido pela ditadura militar, tendo sido cassado em 1969, juntamente com outros professores das universidades brasileiras, por força do AI-5.

Sua obra foi duas vezes premiada internacionalmente (Prêmio Jean Tschumi - 1972 e Prêmio Auguste Perret – 1985, este póstumo). A arquitetura que produziu foi reconhecida, por alguns críticos, como uma verdadeira "escola", a chamada "Escola Paulista". Dentre os 500 projetos que produziu durante sua carreira, destacam-se: Edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, em Guarulhos; Passarelas Urbanas; escolas públicas; Estádio do Morumbi; clubes; sindicatos; edifícios de apartamentos e casas.

As informações referentes ao concurso estão disponíveis no site.

Selo oficial do centenário de Vilanova Artigas

source
Camila Regis / Assessoria de Imprensa Escola da Cidade
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided