Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

A “5ª Bienal do Esquisito”, com o tema “Aqui já é lá!”, foi encerrada com cerimônia de entrega dos prêmios e apresentação de vídeos de artistas convidados no último sábado, dia 26 de junho, no auditório do Centro de Convenções “Victor Brecheret”, em Atibaia, SP.

O consenso entre os participantes e visitantes foi de que o evento conquistou seu espaço como um pólo significativo da arte contemporânea no interior. Contando com a participação de artistas de várias regiões do país e também da Itália, Portugal, Alemanha e do Peru, essa Bienal indicou um novo modo de unir e entrosar conhecimentos e culturas diferentes.

O júri de premiação foi composto pelo curador prof. Dr. Paulo Cheida Sans, pelo prof. Dr. Marco do Valle da pós-graduação em Artes da Unicamp e pelo ator e artista Kenichi Kaneko. Este último atuou em várias novelas e filmes, como “Gaijin” sobre a imigração japonesa, dirigido por Tizuka Yamasaki. O curador disse que a composição do júri foi muito importante para o êxito do evento. Mencionou que os dois artistas convidados para participar do júri com ele são muito importantes, têm muita experiência em júris de salões e já expuseram na Bienal de São Paulo em épocas passadas. Completou: “o júri foi coeso e cuidadoso para escolher os premiados”. Foram premiados treze artistas com prêmios em dinheiro e três com prêmios honoríficos, cujas obras abrangeram várias possibilidades técnicas, desde pintura, vídeo-arte, fotografia, gravura e performance em vídeo.

Foram premiados os seguintes artistas e grupos: o Grande Prêmio Olho Latino no valor de R$ 3.000,00 foi para Fernando Ekman - São Paulo, SP. Dez Prêmios Olho Latino no valor de R$1.000,00 cada foram para: Fernando Thommen - Cunha, SP; Isabela Darcie e Roberta Santana - Campinas, SP; Bárbara de Azevedo - São Paulo, SP; Kauê Garcia - Campinas, SP; Nestor Lampros - Atibaia, SP; Lorena Hollander - São Paulo, SP; Grupo PARALADOSANJOS: Halex Farlys, Leonardo Steinberg, Marcos Becker, Marilia Ennes e Mauro Braga - Campinas, SP; Coletivo de Ações Artísticas (Des)Esperar: Andressa Argenta Orozco, Fábio Purper Machado, Francieli Regina Garlet, Tamiris Vaz - Santa Maria, RS; Renato de Sousa - Louveira, SP; Vivian Puxian - São Paulo, SP. Além desses prêmios, o júri também contemplou mais três participantes com prêmios honoríficos. Receberam Menção Especial do Júri os seguintes artistas: Ângela Waltrick - Lages, SC; Gruppo Sinestetico: Albertin , Sassu , Scordo - Torre Glia (PD), Itália; Olga Flores - Lima, Peru.

O encerramento da Bienal do Esquisito contou com a presença de vários artistas e convidados da cidade e também os que vieram de outros locais, como a artista Ângela Waltrick que viajou de Lages, SC, para ver de perto a exposição e conversar com o público. Foram exibidos os vídeos dos artistas convidados, Celina Carvalho, Luciene Sans, Gláuber de Lima, a mensagem de Kenichi Kaneko, membro do júri, sobre o evento e um trecho da performance de Euclides Sandoval, artista homenageado,  apresentada na I Bienal do Esquisito, realizada no SESC Campinas, em 2001.

A realização da 5ª Bienal do Esquisito é do Museu Olho Latino e da Prefeitura da Estância de Atibaia. É um projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural. O evento atingiu o objetivo de aproximar o público com a arte atual e continuará com esta meta em sua versão sintetizada que será exibida e exposta em outros locais e cidades no decorrer deste ano e de 2011. Informações sobre essa Bienal continuarão a ser atualizadas no site www.olholatino.com.br.

5ª Bienal do Esquisito é encerrada com apresentação de vídeos e divulgação dos premiados

source
Paulo Cheida Sans - Diretor / Museu Olho Latino
Atibaia SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided