Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Serão doados 6 croquis em papel manteiga e um caderno de croquis, com sequência de desenhos que evidenciam o raciocínio desenvolvido nos estudos iniciais do projeto.

Uma maquete do projeto já está exposta no saguão da Biblioteca Nacional e materiais gráficos referentes ao projeto integram a exposição “Rio de Janeiro 450 anos: uma história do futuro”, realizada em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro na Biblioteca Nacional até 30/10.

A Biblioteca Nacional é a maior biblioteca da América Latina e a sétima maior biblioteca nacional do mundo, segundo a UNESCO, com acervo de mais de 10 milhões de itens. É a instituição mais antiga do Brasil, anterior até a independência do país. O projeto Anexo da Biblioteca Nacional foi escolhido por meio de concurso nacional promovido pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região Portuária (CDURP) e Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/RJ, em 2014, o qual venceu por unanimidade.

O projeto propõe a criação de uma biblioteca contemporânea que se conecta com a orla marítima da região do porto, que está sendo revitalizada, e com a cidade. Diferentemente do edifício-sede da Biblioteca Nacional voltado à pesquisa, a nova biblioteca – Biblioteca Nacional do Cais do Porto – irá oferecer empréstimos de livro.

Croqui elevação original doado à FBN<br />Héctor Vigliecca

Croqui elevação original doado à FBN
Héctor Vigliecca

Croqui planta original doado à FBN<br />Héctor Vigliecca

Croqui planta original doado à FBN
Héctor Vigliecca

Biblioteca Nacional ganha croquis originais de Héctor Vigliecca

source
Deborah Giannini Assessora de Comunicação
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided