Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Com 26 episódios, de 26 minutos cada, a série apresenta espaços públicos cujo uso e ocupação foram alterados pelo próprio público, muitas vezes de forma até antagônica à pretendida pelo projeto original.

O primeiro episódio da nova temporada é sobre o Minhocão, o Elevado Presidente Costa e Silva, construído em 1971 no centro de São Paulo. Rejeitado por parte da população, o Minhocão hoje é fechado ao tráfego após as 21h30 diariamente e aos domingos e transformado em espaço de lazer. Com sua desativação prevista pelo Plano Diretor, o Minhocão ainda não tem futuro definido: poderá ser desmontado ou ser transformado em parque.

Com exibição aos sábados, a série também terá episódios sobre o Mercado Central de Belo Horizonte (dia 7/11), os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro (14/11), a cidade de Itá, em Santa Catarina (21/11) e o Largo da Batata, em São Paulo (28/11), dentre outros.

“São todos espaços urbanos ‘apropriados’ pela população. A série mostra que é possível encontrar maneiras de reocupar, recriar e reconstruir a convivência, chave da vida urbana”, conta Paulo Markun. “A proposta é colocar em discussão a relevância da arquitetura como debate público e como peça importante do mosaico social. Assim, um elemento que torna um edifício singular também pode ser uma marca das muitas explicações daquela sociedade”, complementa.

Roizenblit explica o foco dos novos episódios. “Procuramos olhar o que estava acontecendo nas ruas, que têm uma dinâmica e uma vida própria. Conversamos com as pessoas, que sugeriam lugares. A praia de Belo Horizonte foi uma sugestão de uma menina que entrevistamos no Rio de Janeiro. E eu nem sabia que existia” conta.

No dia seguinte à exibição de cada episódio, o público terá esse conteúdo na íntegra disponível em arquiteturas.sesctv.org.br/.  O site também reúne fotos de bastidores, informações sobre os novos episódios e vídeos inéditos relacionados a essa temporada.

Nascimento do projeto

A série Arquiteturas foi criada em 2013 por Revanche Produções e Miração Filmes, realizada pelo SescTV, para fomentar uma cultura de conhecimento arquitetônico entre a população. Firma-se na proposta de uma abordagem aprofundada do tema, mostrando que a arquitetura pode ser tão importante para explicar o homem, seu entorno e sua época, quanto a arte, a cultura e a história.

Sobre o SescTV

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil.

Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclo temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Minhocão é tema do episódio de estreia da nova temporada de Arquiteturas

source
Atelier de Imagem e Comunicação
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided