Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O acervo de 30 obras a céu aberto ganhou exclusivo projeto de iluminação, executado por Marcos Castilha, e garantiu o 1º lugar no Prêmio Abilux, da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação.

Cumprir o desafio de iluminar o que é um museu a céu aberto e, ao mesmo tempo, uma praça urbana pública. Esse foi o objetivo do novo projeto de iluminação do Jardim de Esculturas do MAM, que ganhou o primeiro lugar, na categoria Urbana, no Prêmio Abilux, da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação. De autoria de Marcos Castilha, da Castilha Iluminação, o projeto vencedor atendeu a necessidade museográfica do espaço, dando destaque aos detalhes das peças à noite, uma necessidade já que o Parque Ibirapuera permanece aberto 24 horas nos finais de semana.

Projetado por Burle Marx, o Jardim das Esculturas é um dos principais acervos brasileiros expostos a céu aberto e abriga 30 obras dispostas em uma área de 6 mil metros quadrados no entorno do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Devido às particularidades de cada obra, foi desenvolvido um conceito exclusivo com diferentes tipos de montagem, que conta com luminárias embutidas, projetores sobrepostos ou fixos em postes, além de luminárias e projetores instalados no solo e protegidos por grades antivandalismo. O local pode ser visto a qualquer momento pelo público e também recebe visitas educativas organizadas pelo setor Educativo do museu.

O novo projeto foi implantado no ano passado durante o processo de restauro do jardim, que incluiu reformas, pinturas, reparos, limpeza, identificação de todas as esculturas, além do sistema de iluminação. Tudo isso foi possível graças ao Projeto de Conservação de Arte do Bank of America Merrill Lynch, um programa que fornece fundos a instituições e museus visando a conservação de obras de importância histórica ou cultural. “O estudo atento de cada obra, de características, volumetrias e dimensões diferentes, determinou os ângulos de incidência e intensidade de iluminação necessários”, explica Castilha.

O Prêmio Abilux, da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação, tem objetivo de oferecer reconhecimento dos trabalhos de destaque e um relacionamento mais estreito entre os fabricantes de luminárias, lâmpadas, reatores e controles eletrônicos visando melhor qualidade da iluminação no mercado brasileiro.

Jardim de Esculturas do MAM ganha prêmio de iluminação

source
Ana Livia Lima / Conteúdo Comunicação
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided