Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Os 75 anos do equipamento público municipal comemorados por trabalhos da antropóloga Zulmara Clara Sauner Posse e da arquiteta Elizabeth Amorim de Castro.

Você sabia que Curitiba já teve um Matadouro Municipal no bairro do Guabirotuba? E que antes dele existia outro na Rua Itupava? Os matadouros eram (e ainda são, em algumas cidades pequenas) importantes equipamentos urbanos que, apesar de serem considerados “perigosos, insalubres e incômodos”, mantinham longe dos centros urbanos o abate de animais para o consumo da população. Estes equipamentos citadinos, estreitamente relacionados aos processos de urbanização e constituição da administração pública moderna, sujeitam-se às determinações higienistas, às imposições legais e aos interesses econômicos de empresários.

O Matadouro Municipal funcionou entre 1899 e 1974. Durante esta trajetória, muita coisa aconteceu em Curitiba e no Guabirotuba. De arrabalde, distante do centro urbano e constantemente alagado pelo Rio Belém, a região transformou-se em bairro, com mais de 11.000 moradores e tomada por residências unifamiliares, congregações religiosas, um comércio consistente e escolas, públicas e particulares, de todos os níveis de ensino. A constituição do bairro do Guabirotuba – tendo como forte indutores de ocupação o Matadouro Municipal, as estradas Curitiba-São José dos Pinhais e a BR-116 e os conjuntos habitacionais – é o tema do site O Matadouro Municipal e o Guabirotuba (https://omatadouromunicipaleoguabirotuba.wordpress.com/). Ali são encontradas informações preciosas e inéditas, acompanhadas por fotografias e mapas que mostram de forma simples, dinâmica e consistente como a ocupação da região leste da cidade ocorreu, ultrapassando os limites impostos pelo Rio Belém e contrariando as recomendações dos planos Agache (1943) e Diretor (1967).

Além do site, a pesquisa rendeu um livro, Os 75 anos do Matadouro Municipal do Guabirotuba – arquitetura, urbanização e higienismo, que analisa as instalações físicas do Matadouro do Guabirotuba e revela sua total inadequação aos preceitos higienistas vigentes, suas intermináveis reformas e a grande insatisfação da população com este equipamento urbano. O trabalho apresenta um texto consistente, baseado em uma pesquisa de mais de três anos que levantou uma extensa documentação, oficial e oficiosa. A narrativa é enriquecida por projetos arquitetônicos e urbanísticos, mapas, fotos, matérias em periódicos, legislações, relatórios e discursos. Também reúne e analisa a vasta legislação voltada para a higiene pública, o funcionamento do matadouro e todo o processo de transporte e comercialização da carne.

Os três temas – o edifício do Matadouro Municipal, as normas e o bairro do Guabirotuba – estão presentes no livro e no site e resultam de estudo realizado pela antropóloga Zulmara Clara Sauner Posse e a arquiteta Elizabeth Amorim de Castro. Esta pesquisa foi viabilizada pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e incentivada pelas empresas Celepar, Higiserv Limpeza e Conservação S/A e Best Way Trips Agência de Viagens e Turismo Ltda. Fruto de renúncia fiscal, o trabalho retorna à sociedade com a disponibilização integral do livro Os 75 anos do Matadouro Municipal do Guabirotuba – arquitetura, urbanização e higienismo no site O Matadouro Municipal e o Guabirotuba.

Este é o quarto trabalho da dupla de pesquisadoras que já revelou a extensa produção arquitetônica do engenheiro Eduardo Fernando Chaves e o processo de urbanização de Curitiba nas primeiras quatro décadas do século 20 (ver https://asvirtudesdobemmorar.wordpress.com/); analisou os Ginásios, Escolas Normais e Profissionais do Paraná e esmiuçou a conturbada história do Matadouro Modelo de Curitiba. Com uma perspectiva multidisciplinar, os trabalhos de Zulmara e Elizabeth mostram uma Curitiba pouco conhecida, que cresce e urbaniza-se, é movida por inúmeros interesses, encontra-se repleta de conflitos, mas busca a modernização.

Matadouro Municipal do Guabirotuba<br />Foto divulgação

Matadouro Municipal do Guabirotuba
Foto divulgação

Matadouro Municipal do Guabirotuba

source
Elizabeth Amorim de Castro
Guabirotuba PR Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided