Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O velório será realizado na quinta-feira (26), na capela 7 do Memorial do Carmo, no bairro do Caju, entre 7h e 12h. A cerimônia de cremação está marcada para as 13h30.

Alfredo Britto foi professor de arquitetura e urbanismo da PUC-Rio desde o começo do curso, em 2002, e da FAU/UFRJ entre 1973 e 2005. É autor de projetos premiados nacional e internacionalmente, entre os quais se destacam o de restauração do Conjunto Arquitetônico Tombado do Arquivo Nacional e o do Rio-Cidade Laranjeiras. Foi um dos fundadores e dirigentes da Associação de Moradores de Santa Teresa

“Ele era para minha geração uma esperança de liberdade, de ideias, uma vez que foi nosso professor de História da Arte numa época muito difícil, durante a ditadura”, afirmou o presidente do CAU/RJ, Jerônimo Moraes. “Tive a honra de trabalhar com ele em seu escritório, em Santa Teresa. Era um profissional aplicado, premiado, autor de livros importantes. E uma pessoa muito animada. Vai fazer falta”, completou.

O conselheiro do CAU/RJ Romão Pereira também foi aluno de Alfredo Britto. “Ele era daquelas pessoas de quem a gente vira amigo de cara”, contou, lembrando que foi Alfredo quem o “apresentou” aos grandes mestres e ao movimento da arquitetura moderna já final da faculdade. “A partir daí ele deixou de ser apenas mestre e se tornou um amigo de uma vida”.  “Participamos de diversas concorrências e por último fez com Margareth Pereira a exposição dos 50 anos do Aterro do Flamengo, em exibição ainda no Espaço Cultural dos Correios”. Disse.

Desde o início dos anos 1970,  Alfredo foi titular do escritório GAP – Arquitetura e Planejamento, com larga produção edilícia, urbanística e de restauração de patrimônio, tendo recebido diversos prêmios em concursos e premiações,  a 1ª Premiação Anual do IAB RJ, em 1963.

Com Alberto Xavier e Ana Luisa Nobre, foi coautor do livro Arquitetura moderna no Rio de Janeiro, premiado pelo IAB/RJ em 1992, e, com Felipe Taborda, Paisagens particulares. Foi curador da exposição Rio jamais visto, em 1998, de que resultou publicação homônima. Há pouco mais de um mês, Alfredo Britto publicou o livro Pedregulho: um sonho pioneiro da habitação popular no Brasil, sobre o Conjunto Residencial do Pedregulho, à cuja restauração dedicou os seus maiores esforços.

O velório será realizado na quinta-feira (26), na capela 7 do Memorial do Carmo, no bairro do Caju, entre 7h e 12h. A cerimônia de cremação está marcada para as 13h30.

Alfredo Britto<br />Foto divulgação  [Website PUC-Rio]

Alfredo Britto
Foto divulgação [Website PUC-Rio]

Morre Alfredo Britto

source
CAU/RJ / IAB/RJ
Rio de Janeiro RJ Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided