Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Ação reflete novas modalidades de ocupação em áreas públicas ou ociosas que estão ocorrendo em diversas cidades brasileiras.

Dia 18 de dezembro, sexta-feira, o Largo da Batata terá sombra e espaço lúdico para brincar. Serão entregues à população mais dois mobiliários urbanos no Largo, premiados no concurso BATATALAB, promovido pelo Instituto A Cidade Precisa de Você com o patrocínio do IPIU Instituto de Pesquisa e Inovação em Urbanismo.

O concurso Batatalab – Mobiliário Urbano para o Largo da Batata, publicou Chamada Pública em setembro para interessados em projetar e construir mobiliários para esse espaço emblemático da cidade, que tem poucas estruturas para a permanência das pessoas. Três projetos foram premiados: um mobiliário de conforto, instalação com bancos, sombra e jardim já implantado. Dois mobiliários que serão inaugurados em 18 de dezembro, sexta, a partir das 18 horas: um mobiliário lúdico, o projeto Ilha, espaço múltiplo que reúne cinco equipamentos para crianças, e o mobiliário de sombra, um módulo formado por uma sequência de pórticos estruturados em metal, com bancos e cobertos por um trançado de cordas coloridas.

Cumprindo a função de oferecer infraestrutura para que se potencialize o Largo como espaço de convivência e conforto para seus frequentadores e população do entorno, objetivo do concurso Batatalab, o design das peças é inovador sem deixar de lado a funcionalidade. A tematização do mobiliário do concurso foi definida com base em pesquisa com os frequentadores do Largo, aplicada por dois meses, sobre o que mais fazia falta no Largo da Batata, o que mais desejavam. Também se somou a isso a análise de uso do mobiliário já existente no espaço, tanto temporário quanto o pouco permanente que há. Os resultados: lugar para sentar, recostar, áreas sombreadas e com árvores e “alguma coisa” para as crianças.

Com o concurso, os organizadores do Batatalab pretendem fomentar a inovação em mobiliário urbano, necessidade urgente nas nossas cidades. O Batatalab também afirma o Largo da Batata como um território de testes que sirvam para inspirar a melhoria de outros espaços públicos e de novos mecanismos e politicas públicas para esse fim. O próprio Largo, com mais de 20 mil m2, tem espaço e demanda para muitos outros mobiliários além dos que estão sendo implantados.

Interessados na investigação sobre espaços públicos e mobiliário urbano tiveram, por meio do concurso Batatalab, a oportunidade de desenvolver projetos site-specific e fazer diferença na cidade.

“Com essa oportunidade decidimos desenvolver um espaço completo, autoral e inovador, seguindo normas de segurança e colocando de uma vez a bandeira da criança no território da cidade”, diz Roni Hirsch, da equipe que idealizou o projeto Ilha. Gabriele Landim, Dyego Digiandomenico e Henrique Fischer, pesquisadores do Quasares, grupo formado por arquitetos que se dedicam a processos de projetos digitais e novas espacialidades, autores do mobiliário Trançado, desenvolveram o projeto através de algoritmos e parametrização que pode ser conferido em www.facebook.com/quasaresarquitetos.  

Para Laura Sobral, do Instituto A Cidade Precisa de Você, a cidade deve ser construída pelas pessoas, e é urgente que se mude a maneira dos cidadãos se relacionarem com o urbano, passando de espectadores a produtores do próprio espaço pelo seu uso.

Investigar a construção da cidade com a participação popular era um dos objetivos do Instituto de Pesquisa e Inovação em Urbanismo – IPIU ao patrocinar o Concurso Batatalab. “O que se mostrou mais interessante nesse processo foi observar o mobiliário já implantado como uma ferramenta de verificação dos relacionamentos e dinâmicas humanas no espaço. Você não sabe o que será agrupado nele, as dinâmicas que vão acontecer, os ecossistemas que vão ser criados ali. Um dia tem um stencil, outro dia um grafite, ou uma plantinha. Essa interação é muito reveladora dos usos do espaço pelas pessoas.” diz Carolina Corôa, do IPIU.

O concurso BATATALAB premiou com R$ 15.000,00 cada um dos projetos selecionados, totalizando R$ 45.000,00 que foram aplicados na produção dos mobiliários que contribuirão positivamente para a paisagem e a dinâmica social e cultural do Largo da Batata.

Concurso Batalab – Mobiliário Urbano para o Largo da Batata

Inciiativa: Instituto A Cidade Precisa de Você

www.facebook.com/acidadeprecisa

www.facebook.com/groups/batatalab

Patrocínio: IPIU Instituto de Pesquisa e Inovação em Urbanismo

O Concurso BATATALAB contou com o apoio da subprefeitura de Pinheiros, SP

Urbanismo e da Prefeitura Municipal de São Paulo que autorizou a implantação dos mobiliários premiados.

Largo da Batata ganha novo mobiliário urbano

source
Laura Sobral / Instituto A Cidade Precisa de Você
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided