Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Apoie o projeto no catarse.

O projeto está no Catarse para que possamos começar o ano que vem realizando nossa maratona colaborativa Hackathon Paulista. Com o seu apoio vamos: organizar a maratona de desenvolvimento e prototipação das 3 ideias vencedoras da chamada criativa, montar nossa plataforma online 'OPEN SOURCE' além de divulgar e compartilhar os projetos dos mobiliários abertamente. Em seguida realizaremos também duas oficinas de construção e customização dos mobiliários.

O projeto

Muitos desses espaços, independente de sua relevância e uso, são desprovidos de mobiliário e equipamentos urbanos de qualidade. Outros como as ruas de lazer, a Av Paulista e o Minhocão, abertos aos domingos, tem um uso temporário e não podem ter mobiliários fixos.

Uma visita recente à Av Paulista aberta para os pedestres, foi inspiradora pra nós! Vimos muitos adultos e crianças andando de bicicleta, patins e skates, ou caminhando e curtindo juntos, mas também fica claro que quando querem apenas descansar e relaxar as pessoas tem que se sentar no chão ou em muretas.

Então por que não levar nossos próprios mobiliários a tiracolo, em mochilas ou bicicletas? Estivemos na Paulista Aberta garimpando os desejos de quem frequenta a avenida para o lazer. Vejam quanta gente bacana deixou seu desejo e apoiou o projeto também!

Chamada criativa

A iniciativa se iniciou com a 'Chamada Criativa Hackathon Paulista', uma parceria entre a incubadora São Paulo Lab e a rede Minha Sampa e que visou a contribuição coletiva de ideias de mobiliários portáteis. Durante 3 semanas houveram 39 ideias inscritas por cidadãos de São Paulo e outras cidades do Brasil. A nossa comissão julgadora teve um trabalhão pra escolher 3 ideias para serem tiradas do papel! São elas:

• o módulo multiuso "macarena" (de autoria de 4 estudantes de arquitetura de Juiz de Fora Marina Carrara, Carolina Antonucci, Naiara Amorim, Luciane Seixas) Por ser versátil, modular e dobrável o 'macarena' pode servir de poltrona, banco, mesa, entre outros usos e ser carregado por pedestres por ser leve e ter rodinhas.

• o banco tripé (de autoria dos arquitetos Carlos Verna e Saulo Magno) que foi pensado para os que usam a bicicleta como meio de transporte. A solução propõe o uso de um tripé como suporte para o banco da bicicleta e pode ser facilmente transportado e montado.

• e duas ideias combinadas: o Banco com Alça (de autoria da estudante do Colégio Técnico ETEC Guaracy, Beatriz Alexandre) que é leve e dobrável e pode ser carregado como uma bolsa, em conjunto com o mobiliário Vaievem (de autoria da designer industrial Dabbie Olivieri) que utiliza os postes urbanos como suporte para bancos e mesinhas.

Para conhecer também as ideias que receberam menção honrosa acesse aqui.

‘Hackathon Paulista’ apoie no Catarse

source
Incubadora São Paulo Lab
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided