Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Incêndio no Museu da Língua Portuguesa
Foto Bombeiros do Estado de São Paulo [Agência Brasil]

Um incêndio de grandes proporções atinge na tarde de hoje (21) o Museu da Língua Portuguesa, na Luz, região central da capital. O Corpo de Bombeiros, que chegou a usar 17 viaturas para combater o fogo no local, confirmou no início da noite que o incêndio está sob controle.

De acordo com a corporação, um bombeiro teve uma parada cardíaca e foi levado para o Hospital das Clínicas, onde faleceu.

As linhas 7 e 11 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tiveram a circulação interrompida entre as estações Luz e Brás, devido ao fogo.

A assessoria do Museu da Língua Portuguesa disse que ainda não sabe as causas do incêndio ou se o acervo da instituição foi atingido. Como o museu fica fechado às segundas-feiras, não havia visitantes no local.

O museu está localizado em uma parte do edifício da Estação da Luz. Um dos cartões-postais da cidade, o prédio foi inaugurado em 1867. Atualmente, a estação atende a duas linhas da CPTM e duas do Metrô – a Linha 1 Azul e Linha 4 Amarela.

Museu da Língua Portuguesa

Segundo Maira Francisco Rios, “em 2000 Paulo e Pedro Mendes da  Rocha desenvolvem o projeto para conversão do antigo edifício administrativo da Estação da Luz de São Paulo – externo à própria estação – em Museu da Língua Portuguesa, uma nova instituição com exposições multimídia, financiada com recursos da Fundação Roberto Marinho em área da estação cedida à Secretaria Estadual da Cultura pela Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM)” (RIOS, Maira Francisco. Intervenção na preexistência. Dissertação de mestrado. Orientadora Helena Ayoub.São Paulo, FAU USP, 2013.p. 38).

Museu no vitruvius

BIANCARDI FILHO, Cidomar. Estação Luz da Nossa Língua: a preservação urbana, a circulação de capital e o arquiteto. Minha Cidade, São Paulo, ano 06, n. 062.03, Vitruvius, set. 2005 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/06.062/1967>.

COELHO JR, Marcio Novaes. Pelo restauro da Estação da Luz em sua forma original. O que fazer com o edifício histórico após segundo incêndio. Minha Cidade, São Paulo, ano 16, n. 185.04, Vitruvius, dez. 2015 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/16.185/5864>.

Incêndio no Museu da Língua Portuguesa

source
Carolina Pimentel / Agência Brasil + portal Vitruvius
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided