Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Marca oficial do Congresso UIA 2020 RIO, Glaucio Campelo / Unidesign

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) divulgou nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, a marca oficial do 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA) – UIA 2020 RIO. O símbolo proposto pelo designer Glaucio Campelo, do escritório Unidesign, do Rio de Janeiro, foi escolhido entre os 48 que participaram do Concurso de Identidade Visual UIA 2020 RIO. Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, o congresso, maior evento do Rio de Janeiro após as Olimpíadas, reunirá cerca de 15 mil arquitetos na capital carioca em julho de 2020.

Aplicações da marca oficial do Congresso UIA 2020 RIO, Glaucio Campelo / Unidesign

Campelo trabalhou em parceria com a designer e professora da PUC-RIO Suzana Valadares Fonseca. Colaboraram os estudantes Luiza Fialho e Antonio Duarte, ambos da PUC-Rio.

Trabalho segundo classificado no Concurso de Identidade Visual UIA 2020 RIO, Maria Claudia Levy / Goma Oficina (SP)

Os trabalhos de Maria Claudia Levy, do escritório Goma Oficina (SP), e Victor Buck, do Dito Criativo Design (SP), ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. A comissão julgadora, composta pelos designers Rodolfo Capeto e Ana Soter e pelos arquitetos Ivan Ferreira, Ricardo Bezerra e Sérgio Ferraz Magalhães (presidente do IAB), concedeu ainda menções honrosas aos trabalhos de Isabel Lippi Oliveira (RJ), Luiza Corrêa da Costa Chamma (RJ) e Evelyn Grumach (RJ). A coordenação do concurso foi do arquiteto Claudio Taulois, e a consultoria, da designer Bitiz Afflalo.

Trabalho terceiro classificado no Concurso de Identidade Visual UIA 2020 RIO, Victor Buck / Dito Criativo Design (SP)

“O júri reconhece o excelente nível de desenvolvimento e harmonia do conjunto marca-tipografia e observa a feliz apropriação da experiência moderna. O tema do congresso “Todos os mundos. Um só mundo” está plenamente contemplado na solução apresentada e os desdobramentos sugeridos evidenciam o grande potencial das aplicações”, diz a ata divulgada pela comissão julgadora sobre o trabalho ganhador.

Além do prêmio de R$ 15 mil reais, o vencedor da competição assinará contrato com o IAB no valor de R$ 100 mil para desenvolver o projeto de identidade visual do congresso. O segundo colocado receberá R$ 10 mil, e o terceiro R$ 5 mil. Os prêmios serão entregues no dia 15 de março, após a homologação do resultado.

Promovido pelo IAB, com organização do IAB-RJ e apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), a competição foi lançada no dia 17 de dezembro e aberta a arquitetos e designers do Brasil e do exterior.

“O concurso da marca do 27º Congresso Mundial de Arquitetos foi um importante momento na caminhada. A partir de agora, teremos novo site, novos impressos e divulgação mais ampla do evento. A marca, certamente, vai ajudar a consolidar o congresso e todos os conceitos que envolvem o evento”, afirmou o presidente do IAB, Sérgio Magalhães.

Entusiasmado com o resultado do Concurso UIA 2020 RIO, o presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes Neto, destacou a importância da iniciativa, que contou com o apoio do CAU para a categoria profissional: “A primeira etapa começa agora, com a definição da imagem para divulgação, captação de recursos e, sobretudo, consolidação da compreensão de que estaremos em 2020 recebendo colegas de todo o mundo no Rio.”

O presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, aproveitou a solenidade de divulgação do resultado do Concurso UIA 2020 RIO para anunciar que ainda este ano será lançado o concurso nacional para o stand do Brasil no 26º Congresso Mundial de Arquitetura, que será realizado em Seul, no próximo ano.

O UIA 2020 RIO é uma realização do UIA, com organização do IAB. O evento vai discutir a ocupação do espaço construído pelo homem no planeta através dos seguintes eixos: arquitetura e cultura; arquitetura popular; cidade, paisagem e ambiente; urbanismo e o desenho da cidade; e metrópoles e cidades médias.  Essa será a primeira vez que o evento será realizado no Brasil e marca o retorno do congresso à América Latina após 47 anos.

Com população de 12 milhões de habitantes, a cidade metropolitana do Rio de Janeiro apresenta um quadro urbano rico e complexo, cheio de contrastes, de possibilidades e de acertos representativo das Américas e do mundo emergente, que se urbaniza rapidamente no século XXI. O objetivo do IAB é, através dos eventos preparatórios – ARQ 21, II ARQAmazônia (Manaus/setembro), a XI Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (julho) e o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (Brasília/2017), além do Congresso da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos, previsto para novembro deste ano, e o V ArquiMemória (Salvador/2018) –, discutir a atual realidade urbana, expressa através da diversidade e da multiplicidade de formas de construção das cidades, além de promover a reinserção da profissão no meio social.

IAB divulga marca oficial do Congresso UIA 2020 RIO

source
Nicolas Braga – Assessoria de comunicação IAB
Rio de Janeiro RJ Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided