Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Nouvel compareceu no dia 7 de abril, na cerimônia de lançamento da pedra fundamental do hotel junto com Alexandre Allard, presidente do grupo Allard, idealizadores do projeto. CCom inauguração prevista para o final de 2018.

Torre Rosewood São Paulo

O complexo hoteleiro e residencial contará com 151 quartos de hóspede e 122 suítes residenciais, dois restaurantes, um bar e um caviar lounge. Os hóspedes e moradores vão ter também à disposição três piscinas, um SPA e uma área fitness. Este é o primeiro hotel-palácio de seis estrelas da marca internacional Rosewood na América Latina. Interconectada à maternidade tombada Filomena Matarazzo, construída em 1943, a Torre é um espaço de vivência e convivência, principal artéria do coração do que virá a ser a Cidade Matarazzo.

Para Alexandre Allard, “como a Lina Bo Bardi nos anos 50, Jean Nouvel tem um olho estrangeiro contemporâneo e novo que vai reveler e destacar a beleza única desta ilha poética e abandonada por mais de 30 anos. Ele vai enfrentar o desafio de inovar, crias uma extensão moderna e, ao mesmo tempo respeitar os edifícios históricos tombados do local. É por isso que escolhi trabalhar com ele. Jean Nouvel e eu queremos o complexo Matarazzo, a área tem que ser preservada e rejuvenescida; foi salva pelos moradores da Bela Vista, foi protegida pela prefeitura e pelos órgãos responsáveis da cidade até ser tombada em 1986. Sua alma nos alimenta e hoje nós queremos valorizar este patrimônio de forma audaciosa e criativa".

A Torre de 100 metros de altura seá um marco na paisgem urbana, oferecendo um novo capitulo à história das transformações que a região da Avenida Paulista conheceu dos anos 50, com a construção do Conjunto Nacional. "Na minha opinião, a arquitetura poderia ser um caminho para melhorar o caráter de um bairro ou de uma cidade", afirmou certa vez Jean Nouvel quando indagado do papel da arquitetura na transformação do seu entorno.

O projeto é inovador não somente pela matéria com o qual é feito, mas também pela maneira. Com mais de 800 empregados diretos e 8000 indiretos, os 140 mil m2 de construção estão revolucionando a indústria local. Segundo Maurício Bianchi, diretor de construção do grupo, afirma "“Precisávamos
enfrentar um novo desafio:
quando o esquema clássico de construção possui apenas 20% de
especialistas, o projeto do Matarazzo pretende elevar esse número para 40%. Procuramos o melhor corpo de trabalho, de norte a sul. Estamos implementando um novo treinamento e uma nova cultura de luxo que não é importada, que não é o padrão, e sim pensada a partir dos melhores artesãos, ferreiros, serralheiros e marceneiros brasileiros.
As obras do Matarazzo não são somente uma construção, mas um trabalho minucioso e artesanal de restauro”.

Em dezembro de 2016, os quatro primeiros pisos estarão concluídos e em abril de 2017, todos os 22 piso.

Alexandre Allard e o arquiteto Jean Nouvel

Alexandre Allard e o arquiteto Jean Nouvel

Torre Rosewood, projeto do arquiteto Jean Nouvel na Cidade Matarazzo

source
A4&holofote Comunicação
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided