Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

A trajetória do Hospital Santa Cruz, inaugurado em 1939, e da Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, ou Dojinkai, fundada em 1926, são marcos da história da imigração japonesa, da fundação e do desenvolvimento de uma comunidade nipo-brasileira em São Paulo.

Conforme os autores Monica Musatti Cytrynowicz e Roney Cytrynowicz contam no livro História do Hospital Santa Cruz (Narrativa Um; 208 pp; R$ 90), baseados em pesquisa histórica em diversos arquivos e bibliotecas públicos e privados, em acervos pessoais e em depoimentos dos seus protagonistas, o Hospital foi uma instituição central para o estabelecimento dos japoneses em São Paulo.

O livro apresenta capítulos sobre a vinda de médicos e enfermeiras do Japão, a inauguração de um hospital considerado o mais moderno da América Latina em 1939, a fundação do Sanatório em Campos de Jordão e os severos desafios enfrentados durante o Estado Novo e a Segunda Guerra Mundial.

Mais informações em guia de livros.

Hall do Hospital Santa Cruz 1939.
Hospital Santa Cruz [Divulgação]

Planta térreo Hospital Santa Cruz.
Hospital Santa Cruz [Divulgação]

História do Hospital Santa Cruz, de Monica Cytrynowicz e Roney Cytrynowicz

source
Narrativa Um
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided