Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Sérgio Magalhães (presidente IAB/BR), Angélica Alvim (presidente Enanparq), Fernando Diniz (Docomomo/BR), Maria Cristina Schicchi (Enanparq) e Haroldo Pinheiro (presidente CAU/BR) na sessão de encerramento do Enanparq 2016
Foto divulgação [Enanparq]

Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR, tornou pública durante a sessão de encerramento do IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, ocorrido em Porto Alegre, o acordo da instituição com Banco do Brasil e a Cielo permite financiamento de projetos de arquitetura em até 48 meses.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil CAU/BR) formalizou parceria estratégica com o Banco do Brasil e a Cielo com o objetivo de ampliar e facilitar a contratação de serviços de Arquitetura e Urbanismo.

Uma das possibilidades é o financiamento em até 48 meses, o que resolverá o problema dos clientes que querem contratar um projeto completo com o arquiteto de sua preferência e não dispõem de recursos suficientes de imediato. Essa opção,  disponível para os profissionais PJ, também é atraente para os escritórios, pois as empresas de arquitetura receberão o valor total no primeiro dia útil após o fechamento do negócio.

O acordo, válido a partir de 25 de julho de 2016, permite uma série de vantagens para clientes e profissionais.

Vantagens para os clientes

Os clientes poderão pagar os serviços de projetos arquitetônicos por meio de débito em conta corrente, de cartão de crédito, ou utilizando a modalidade crediário (para correntistas do Banco do Brasil e também do Bradesco) com uso da máquina móvel da rede Cielo, conforme as condições abaixo:

Obs: são aceitas as principais bandeiras (Visa, Mastercard, Elo, Alelo e Diners).

Vantagens para os arquitetos e urbanistas

Na função débito, o crédito será feito na conta do profissional um dia após a operação.

Na função crédito, o arquiteto e urbanista receberá o valor 31 dias após a operação, se não houver parcelas. Quando o crédito for parcelado, o profissional receberá sua remuneração proporcional um dia após o vencimento de cada parcela.

No caso de parcelamento em 48 vezes, as empresas de arquitetura receberão o valor total através da linha BB Crédito no primeiro dia útil após o fechamento do negócio.

A operação será feita igualmente com o uso da máquina móvel da Cielo. Ela simulará os valores das parcelas, considerando o limite de crédito do cliente, para facilitar a escolha da melhor opção para ele.

Condições e taxas

Condições especiais e facilidades oferecidas pela Cielo

Os arquitetos e urbanistas que se credenciarem até 31/08/2016 receberão 50% de desconto na mensalidade do equipamento da Cielo durante seis meses. Assim o valor pago na mensalidade, durante os seis primeiros meses, será de R$ 79,95 (válido para faturamento acima de R$ 5 mil/mês).

As máquinas móveis têm habilitação de moeda estrangeira, facilitando a conversão para possíveis pagamentos em mais de 80 diferentes moedas.

A máquina Cielo tem chip de dados e funciona como um celular. Por ser móvel, permite o uso pelos profissionais dentro ou fora de seus escritórios, como, por exemplo, em visitas a clientes, 24 horas por dia.

Como vantagens adicionais, a afiliação à Cielo pelo BB oferece ainda:

Acesso a ferramentas de controle e gerenciamento de vendas;

– possibilidade de uso do smartphone com leitor de chip como maquineta Cielo;

– possibilidade de faturas devidas pela Cielo se constituírem em garantia de operações de crédito contratadas no Banco do Brasil;

– possibilidade do arquiteto e urbanista montar, sem custos, e de maneira simplificada, um site com domínio próprio, hospedado no portal Terra, para expor seu portfólio.

Adiantamento de vendas realizadas a prazo na modalidade crédito

Afiliando-se à Cielo, o arquiteto e urbanista terá condições de antecipar as vendas realizadas a prazo (modalidade crédito) através da Antecipação de Crédito ao Lojista (ACL) ou utilizar a agenda das vendas realizadas para contratar operações de capital de giro com taxas atrativas nas linhas BB Giro Cartões e BB Giro Recebíveis.

Como solicitar

Para solicitar a máquina Cielo, o profissional deve ligar para os consultores da Cielo do seu estado, conforme relação disponível no site do CAU/BR (www.caubr.gov.br) ou no link http://www.caubr.gov.br/wp-content/uploads/2016/07/cielo.jpg.

A rede conta com uma central de ajuda com canais especiais e telefone.

Benefício para a sociedade

Para Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR, o alcance do convênio vai além das facilidades oferecidas aos arquitetos e seus clientes. “Trata-se de uma parceria que vai possibilitar o acesso ao bom projeto arquitetônico para uma camada maior da população, o que terá impacto direto na melhoria da qualidade de vida de nossas cidades. Além também de movimentar a economia”.

O Coordenador da Comissão de Política Profissional do CAU/BR, Sanderland Ribeiro, lembra que o censo realizado pelo CAU/BR em 2012 com todos os arquitetos e urbanistas do país apontou a dificuldade financeira de seus escritórios como um dos obstáculos para o bom exercício profissional, fato que se refletiu na pesquisa feita com o Datafolha em 2015 indicando que apenas 7% das construções residenciais do país foram feitas a partir de projetos arquitetônicos. “O convênio com o BB irá contribuir, sem dúvida, para diminuir esse distanciamento”.

 

Financiamento de projeto de arquitetura

source
Júlio Moreno – Assessoria de Comunicação Integrada do CAU/BR / Portal Vitruvius
Brasília / Porto Alegre

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided