Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O Prêmio consolidou-se como um articulador e fomentador do design nacional. Para dar luz a esse legado, está sendo produzido um livro especial que faz uma reflexão sobre o prêmio e sobre o design brasileiro das últimas décadas.

Os três autores do livro são reconhecidos pensadores da área de design. Chico Homem de Melo, professor da FAU-USP e pesquisador do design gráfico brasileiro, escreve sobre o design gráfico, através de sua presença no concurso de produtos e do cartaz. Marcos Braga, também professor da FAU e autor de livros e artigos sobre a história do design, fala sobre uma de suas especialidades, a trajetória das premiações de design no Brasil, sua memória, razões de existir e o que elas nos dizem sobre os projetos premiados. Já Maria Cecília Loschiavo, professora titular de design da FAU, traça um panorama sobre o design brasileiro nos últimos 30 anos, usando como referência produtos premiados pelo Museu.
Na primeira semana de outubro, o livro Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (1986-2016) entra em financiamento coletivo pela plataforma Catarse, em uma parceria entre Editora Olhares e MCB. "O financiamento coletivo é uma forma de angariar recursos para a realização do projeto e também, através das contrapartidas que serão oferecidas, de envolver o público com os conteúdos que serão debatidos", avalia Miriam Lerner, diretora geral do Museu da Casa Brasileira.
Os colaboradores do financiamento têm a oportunidade de adquirir o livro com um preço promocional, R$ 64, abaixo do valor com o qual será comercializado (R$ 80). O lançamento do livro será realizado na abertura da mostra 30º Prêmio Design MCB, dia 24 de novembro, quando os vencedores serão premiados.
A partir de valores maiores de contribuição, as recompensas incluem experiências em diferentes oficinas junto a designers consolidados no Brasil:
- Fernanda Yamamoto, estilista
- Paulo Alves, designer
- Chico Homem de Melo, designer gráfico
- Fernando Prado, diretor de criação Lumini
- Jairo da Rocha, produtor gráfico (visita à MaisType).
"O livro ajuda a mostrar o que representam as 30 edições do Prêmio Design, refletindo sobre a trajetória do design brasileiro nesse período. E, como o vemos como uma obra de referência, também quisemos associar a campanha de financiamento coletivo a oportunidades de diálogo e aprimoramento, com profissionais de ponta de vários campos do design", comenta Otávio Nazareth, sócio da Editora Olhares.
Outras contrapartidas para o financiamento incluem livros diversos produzidos pelo Museu da Casa Brasileira e pela Editora Olhares.
O Prêmio Design MCB
Realizado pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Prêmio Design MCB entra em sua 30ª edição. O prêmio deu início à primeira fase de sua edição comemorativa de 30 anos com o Concurso do Cartaz, cujo vencedor inspirou toda a identidade visual da edição de 2016. Neste ano, o MCB realizou a exposição inédita Mostra do Concurso do Cartaz, com todos os cartazes participantes do concurso, que puderam ser avaliados e votados pelo público entre 7 e 22 de maio.
O Prêmio conta hoje com sete categorias de produtos: mobiliário, utensílios, iluminação, têxteis, eletroeletrônicos, equipamentos de construção e equipamentos de transporte, todos com modalidade produto e protótipo. Além disso, também há a categoria trabalhos escritos, nas modalidades trabalhos publicados e trabalhos não publicados.
Participarão da exposição 30º Prêmio Design, com abertura dia 24 de novembro, os 1os , 2os e 3os lugares de cada categoria, menções honrosas e outros trabalhos selecionados pelo júri.
Apoiadores do Prêmio: Senac SP, ADP, Abedesign, ArcDesign, Editora Lumière e Editora Zupi.

Livro especial do 30º Prêmio Design MCB entra em financiamento coletivo

source
Museu da Casa Brasileira
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided