Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Grupo de pesquisa sediado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, com objetivo de levantar, acompanhar e registrar, a partir de uma perspectiva crítica, o processo de transformação urbana do Rio em função de megaeventos sediados na cidade.

A escolha do Rio de Janeiro para sediar as primeiras Olimpíadas na América do Sul levou a um boom de projetos e obras que se seguiu a um longo período de estagnação econômica e cultural nesta cidade de 6,3 milhões de habitantes. Mesmo que muitas promessas tenham ficado no papel – como a despoluição da Baía de Guanabara e a urbanização de 260 favelas - entre outubro de 2009 e agosto de 2016 surgiram arenas, obras viárias, lançamentos imobiliários, edifícios corporativos, museus, hotéis. Além de obras na área portuária que incluíram a demolição de um elevado de 7 km e a abertura de 4km de túneis, com trechos escavados sob alguns dos sítios de maior valor histórico, paisagístico e simbólico da cidade.
Esse processo mobilizou agentes públicos e privados, em diferentes modelos de parcerias. E ainda que em novo registro, contou-se mais uma vez com os apelos da “modernização” para justificar um modelo de transformações ancorado na arquitetura e acompanhado de imensos custos financeiros, sociais e ambientais. Mas quanto de inovação trouxeram consigo esses projetos, e quais deles são dignos da arquitetura e dos espaços urbanos que esta cidade já produziu? Que alternativas surgiram para o modelo predatório que domina grandes cidades hoje com edifícios cada vez mais desumanos? Em que medida os projetos e intervenções conduziram efetivamente à redução das desigualdades sociais que são tão abissais nesta cidade? Que grau de participação teve a sociedade? E que cidade resultará de todo este processo, afinal?
Nós lhe convidamos a buscar as respostas para essas perguntas neste site, construído a partir de uma pesquisa extensa e do cruzamento de diferentes informações e conteúdos. Welcome to Rionow. Esse jogo não acabou, nem vai acabar quando a pira se apagar.
Mais informações no site.

Welcome to RioNow

source
Ana Luiza Nobre
Rio de Janeiro RJ

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided