Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Gravura inédita inspira a iniciativa, a partir de convite do diretor da instituição, Luiz Armando Bagolin.

Em 1964, seu último ano de vida, a poetisa Cecília Meirelles viajava com frequência do Rio de Janeiro para São Paulo, em virtude do tratamento que fazia contra o câncer.

Na capital paulista, ela recebeu inúmeras vezes no hotel a artista plástica Maria Bonomi, que preparava as ilustrações de Ou Isto ou Aquilo, obra que se tornaria parte da infância de muita gente (é considerado o primeiro livro de poesia infantil modernista da literatura brasileira).

Maria Bonomi se lembra com carinho desses encontros, em que escolhiam os desenhos e falavam sobre futuros poemas que iriam compor a obra. 

A primeira edição, publicada pela Giroflé ainda em 1964, trouxe 57 textos ilustrados. Um deles, porém, ficou de fora.

O poema A Flor Amarela só apareceu – sem ilustração – em edições posteriores da obra.

Agora, mais de 50 anos depois, Maria Bonomi ilustrou o texto que não havia feito parte do lançamento original, completando um trabalho que marcou época. 

A Biblioteca Mário de Andrade vai receber a ilustração inédita e com ela irá batizar um novo espaço voltado exclusivamente ao público infantil. 

A sala A Flor Amarela pretende ser um lugar onde se desenvolvam atividades que estimulem a criatividade e a imaginação infantil. Será a primeira vez em 91 anos de existência que a Biblioteca Mário de Andrade terá um espaço voltado às crianças

“É um sonho fazer parte desse espaço. Um projeto maravilhoso da Mário de Andrade, que incentiva a leitura”, comenta Bonomi.

Trabalhando com a técnica de gravação em madeira, ela preparou 25 reproduções exclusivas do original, assinadas e certificadas. Elas serão leiloadas, via crowdfunding, para arrecadar recursos a serem utilizados na fabricação de móveis e adequação do espaço A Flor Amarela.  

Bonomi lembra que o convite para se envolver no projeto veio diretamente do diretor da Biblioteca Mário de Andrade, Luiz Armando Bagolin. 

Bagolin adianta que, para comemorar a inauguração e a doação, a Biblioteca planeja uma edição especial com tiragem limitada de Ou Isto ou Aquilo, já com o poema A Flor Amareladevidamente ilustrado, ao lado de outros desenhos originais de Bonomi. 

A artista plástica possui obras importantes espalhadas por espaços públicos, como os painéis sobre etnias, expostos no Memorial da América Latina.

Outros artistas importantes, como Alex Flemming, participam do projeto.

<br />Lena Peres


Lena Peres

Maria Bonomi, 81, revive trabalho realizado há mais de 50 anos com Cecília Meirelles

source
Em Foco Comunicação
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided