Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Hans Broos, Burle Marx e Haruyoshi Ono no jardim da casa de Broos no Morumbi Foto divulgação
Foto divulgação [Arquivo Hans Broos]

No domingo, dia 22 de janeiro de 2017, morreu aos 73 anos o arquiteto paisagista Haruyoshi Ono, conhecido internacionalmente por sua trajetória ao lado de Roberto Burle Marx e por ter se tornado o herdeiro de sua obra extraordinária. Sem divulgar a causa do falecimento, a empresa do arquiteto, sediada na cidade do Rio de Janeiro, divulgou a seguinte nota oficial:

“É com tristeza e saudade que comunicamos o falecimento do nosso querido Haru. Haruyoshi Ono dedicou mais de 50 anos ao Escritório, tendo sido parceiro criativo de Roberto Burle Marx por mais de 30 anos, desenvolvendo projetos de renome no Brasil e exterior. Seus filhos, Isabela Ono e Julio Ono, a arquiteta e esposa Fatima Gomes, e seu sócio, Gustavo Leivas, que trabalham com ele há mais de 20 anos, permanecem à frente dos projetos e do acervo paisagístico, dando continuidade ao seu legado. Informaremos aqui assim que tivermos o local e horário do velório”.

A vida profissional de Haruyoshi Ono foi decidida de forma quase ocasional, quando, ao lado do colega de curso José Tabacow, foi pedir estágio para Roberto Burle Marx. Corria a segunda metade dos anos 1960 e ambos eram estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Ao longo do tempo, de estagiários passaram a colaboradores e, posteriormente, sócios do grande paisagista. Tabacow, após 17 anos de convívio com o mestre, partiu para carreira solo. Haruyoshi Ono permaneceu ao lado de Burle Marx até seu falecimento e tornou-se o herdeiro natural do seu legado, “se dedicando com competência e afinco à tarefa de preservar a memória do mestre e de levar adiante projetos de envergadura e de inovação”, conforme diz o texto no website de “Burle Marx – escritório de paisagismo”, que continua ativo e atuante até hoje, contando com a presença de Isabela Ono, também arquiteta e filha de Haruyoshi.

Haru, como era chamado por amigos e como era conhecido no meio profissional, seguindo os passos de Burle Marx, se interessou pela arte do mosaico, sendo de sua autoria diversos painéis já executados em residências e condomínios particulares, bem como em centros empresariais. Seu legado é imenso, com obras em diversas cidades brasileiras e do exterior.

Haruyoshi Ono (1943-2017)
Foto Antônio Agenor Barbosa e Stella Rodriguez

Haruyoshi Ono no portal Vitruvius

BARBOSA, Antônio Agenor; RODRIGUEZ, Stella. Entrevista com o arquiteto paisagista Haruyoshi Ono. Entrevista, São Paulo, ano 15, n. 057.01, Vitruvius, jan. 2014 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/15.057/5010>.

GUIMARÃES, Marília Dorador; GUERRA, Abilio. São Paulo na vida de Roberto Burle Marx. Entrevista com Haruyoshi Ono. Entrevista, São Paulo, ano 15, n. 060.01, Vitruvius, dez. 2014 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/15.060/5386>.

Haruyoshi Ono falece aos 73 anos de idade

source
Escritório Burle Marx / Portal Vitruvius
Rio de Janeiro RJ / São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided