Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Héctor Vigliecca é um dos principais arquitetos de habitação social no Brasil. Seus projetos se destacam por estabelecerem continuidade à estrutura urbana existente, gerando novas condições urbanas e novos espaços de referência.

O arquiteto e urbanista Héctor Vigliecca, sócio-fundador do Vigliecca & Associados, será um dos oradores da cerimônia de abertura, além de participar de duas mesas de debate, do 4º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono (CIHEL), que este ano abordará o tema “A Cidade Habitada”. O evento, promovido pela Câmara Municipal do Porto (CMP) e Universidade da Beira Interior (UBI), integra as 1as Conferências CIHEL, na cidade do Porto, de 5 a 6 de março, e o 4º CIHEL (Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono), em Covilhã, de 7 a 10 de março, em Portugal.

De acordo com a organização, está estruturado em seis matérias principais: assentamentos humanos, modos de habitar, modelos de urbanização nos espaços da lusofonia, novas territorialidades e áreas de alta e baixa densidade de reabilitação urbana e resiliência na construção.

O conceito do trabalho de Vigliecca, assim como o raciocínio desenvolvido em seus projetos, está no livro “O Terceiro Território – Habitação Coletiva e Cidade” (Vigliecca & Associados, 2014), com organização da pesquisadora e professora do Mackenzie Lizete Maria Rubano e apresentação do professor doutor da FAU-USP Luiz Recamán, além de introdução do próprio arquiteto.

Entre seus principais projetos estão Parque Novo Santo Amaro V, em área crítica da cidade de São Paulo, que participou da Bienal de Veneza em 2014 e é considerado referência na área da habitação. Premiado pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e indicado ao Prêmio Mies Van Der Rohe, um dos maiores reconhecimentos da arquitetura mundial, Héctor Vigliecca dispõe de uma vasta produção de projetos, desenvolvidos ao longo de 40 de carreira, que abrangem habitação, arenas multiuso, edifícios de alta complexidade e planos e projetos urbanos. Assina os projetos do Parque Olímpico de Deodoro dos Jogos Olímpicos Rio 2016, do Edifício-anexo da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, e da Arena Castelão, que sediou jogos da Copa do Mundo 2014, em Fortaleza.

 [Divulgação]

[Divulgação]

 [Divulgação]

[Divulgação]

 [Divulgação]

[Divulgação]

Héctor Vigliecca estará no Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono

source
Imprensa & Vigliecca
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided