Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O evento ocorrido no dia 04 de março de 2017 iniciou com a projeção do making of do filme Era o Hotel Cambridge, um vídeo de cerca de 30 minutos que trata de diversos aspectos da filmagem, em especial as enormes dificuldades de se usar como locação um edifício ocupado por movimento pró moradia.

Eliane Caffé e Carla Caffé, respectivamente diretora e diretora de arte do filme, comentaram diversos aspectos do processo de realização do documentário – como a construção do argumento, o contato com o movimento social e com os imigrantes estrangeiros que realizaram a invasão, a participação de alunos da Escola da Cidade na cenografia e diversos outros pontos de enorme interesse. Carmen Silva, protagonista do filme e principal líder da Frente da Luta pela Moradia – FLM, contou a história do movimento e como se deu a ocupação do imóvel fechado e de propriedade da prefeitura. Por fim, João Sette Whitaker, Secretário Municipal de Habitação da Cidade de São Paulo no governo Fernando Haddad, expressou sua opinião acerca das políticas públicas voltadas para as camadas mais desassistidas, em especial a voltada à moradia.

O debate teve algumas passagens engraçadas, outras emocionantes, outras cheias de preocupação diante do cenário político atual, nos níveis local, nacional e internacional, muito adverso às demandas das comunidades mais carentes e vulneráveis. As falas iniciais de Carmem Silva e João Whitaker foram transmitidas ao vivo pelo pela página facebook do Marieta e o link está disponível abaixo, para que os interessados possam verificar parte do evento.

Vídeos sobreo filme

O vídeo transmitido ao vivo pelo Marieta e o trailer oficial do filme podem ser vistos nos seguintes links:

Transmissão ao vivo do debate
Trailer do filme

Participantes do debate

Eliane Caffé iniciou a carreira no cinema como diretora dos curtas Arabesco (1990) e Caligrama (1995). Em seguida, realizou os longas metragens KenomaNarradores de JavéO sol do meio-dia e Era o Hotel Cambridge, todos com prêmios importantes em vários festivais e mostras nacionais e internacionais.

Carla Caffé é diretora de arte do filme Era o Hotel Cambridge e autora do livro Era o hotel Cambridge, arquitetura, cinema e educação. Participou dos filmes Central do Brasil de Walter Salles, Bossa Nova de Bruno Barreto e Narradores de Javé de Eliane Caffé, entre outros. É professora de desenho na Escola da Cidade e nas oficinas de criatividade do Sesc Pompeia.

Carmen Silva é diretora da Frente de Luta por Moradia (FLM) e atua no filme Era o Hotel Cambridge como protagonista fazendo o papel si mesma. É uma das principais lideranças na cidade de São Paulo no movimento em favor dos sem-teto, pelo direito à moradia.

João Sette Whitaker é arquiteto, economista, professor livre docente e coordenador do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab, 2010-2016) na FAU USP. Autor de livros sobre questões urbanas, foi Secretário Municipal de Habitação da Cidade de São Paulo do governo Fernando Haddad.

Marieta

O projeto Marieta, situada na rua Maria Paula, centro de São Paulo, é uma iniciativa multicultural promovida pelas produtoras Irmãos Guerra Filmes e Cactus, e pelo portal Vitruvius, e tem como participantes Helena Guerra, Caio Guerra, Giovanni Pirelli, Silvana Romano Santos e Abilio Guerra. O projeto oferece à comunidade uma programação autoral própria, mas aberta a iniciativas de terceiros, envolvendo áreas diversas – artes plásticas, cinema, arquitetura, musica, literatura, dança, turismo e televisão.

Local

Projeto Marieta
Rua Maria Paula 96 cj 2
Centro
São Paulo SP

Debate e making of do filme "Era o Hotel Cambridge"

source
Marieta + portal Vitruvius
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided