Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Esclarecer os principais pontos sobre como viabilizar um projeto residencial de acordo com a classe de ruído estabelecida pela Norma de Desempenho NBR 15.575 (julho/2013) é a proposta do manual.

Uma iniciativa da ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica), a publicação será lançada no dia 6 de abril, durante a Feicon Batimat 2017, em São Paulo.

Trata-se de um guia prático orientativo de apoio a profissionais da cadeia da construção (empreendedores, consultores, fornecedores ou consumidores) com o objetivo de esclarecer a classificação acústica de habitações em função da localização e contexto sonoro do entorno e as exigências para níveis mínimos de isolamento acústico em fachadas e coberturas, descritos nas partes 4 e 5 da norma NBR 15.575.

O manual é dividido em 8 capítulos que abordam desde o conceito da norma, com relação ao desempenho acústico de fachadas e coberturas, passando pela análise do contexto do empreendimento, simulação computacional, legislação e classificação, até dicas, mitos e verdades para projetistas, construtores e incorporadores, entre outros aspectos.

No capítulo "Boas Práticas para Classificação Acústica", o guia mostra a importância de se fazer a análise do contexto do empreendimento, com estudos do entorno, da implantação e caracterização das fontes de ruído; e das simulações computacionais, a partir dos dados levantados sobre o empreendimento e seu entorno; além da atenção para as legislações existentes, como as resoluções do Conama 01/1990 (Conselho Nacional do Meio Ambiente), norma ABN NBR 10151 e a leis estaduais e municipais.

Desde a entrada em vigor da norma de desempenho ABNT NBR 15.575, em julho de 2013, o setor da construção civil tem buscado se adaptar aos critérios objetivos de desempenho acústico para as novas edificações habitacionais. Dessa forma, o Manual ProAcústica para Classe de Ruído das Edificações Habitacionais surge como um material imprescindível para empreendedores, consultores, fornecedores e consumidores.

Após a data de lançamento, o manual estará disponível para download no Portal ProAcústica.

sobre a ProAcústica

A ProAcústica - Associação Brasileira para a Qualidade Acústica é um entidade civil sem fins lucrativos que tem por finalidade, congregar empresas e profissionais, objetivando o desenvolvimento da Acústica Aplicada no Brasil, campo que abrange também a Ciência das Vibrações. A missão da entidade é difundir os benefícios das soluções acústicas na construção civil como fator primordial para o conforto e a saúde dos usuários seja em casa, no trabalho ou em qualquer espaço urbano e, também, como fator de sustentabilidade dos empreendimentos e do meio ambiente. As áreas de atuação compreendem a acústica das edificações e a ambiental. São 66empresas associadas de segmentos diversos: fabricantes de produtos acústicos; consultorias em projeto de acústica; empresas de instalação e distribuição; e laboratório.

ProAcústica lança Manual sobre Classe de Ruído das Edificações Habitacionais

source
Ateliê de Textos
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided