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Do total de 116 propostas, 48 destinam-se à Escola Secundária Quinta do Peru, 43 para a Escola Secundária de Cascais e 25 para a Escola Secundária Mem Martins 2
Resultados do Concurso Parque Escolar/Europan
- Escola Secundária de Cascais
- CVDB Arquitectos - Arq. Cristina Veríssimo
- VORA Arquitectura - Arq. Jordi Fornelles
- SOUZA OLIVEIRA Arq. e Urb. Lda. - Arq. Alberto Souza Oliveira
Escola Secundária de Mem Martins 2
- JOÃO PRATES RUIVO - Arq. João Prates Ruivo
- ABDA - Arq. Giulia de Appolonia
- JLL Arquitectos - Arq. João Lúcio Lopes
Escola Secundária Quinta do Peru
- JOSÉ ADRIÃO Arq. Soc. Unipessoal Lda - Arq. José Adrião Martins
- IMPROMPTU Arquitectos Lda - Arq. Nuno Teixeira Rosado
- LUIS SPRANGER CARVALHO - Arq. Luis Spranger Carvalho
Eis a proposta de classificação do júri:
ES Cascais - Selecção ordenada:
Proposta código: PL070
Entidade: CVDB Arquitectos
Coordenadora: Cristina Veríssimo
Comentário do júri - Solução baseada num conjunto de corpos interligados entre si formando um sistema de pátios, que embora penetrando no espaço do pinhal, possibilitam a sua conservação como espaço de convívio e extensão de actividades lectivas e não lectivas. Pode ser mais contido no abate de árvores. Fluidez no jogo espacial integrando blocos de aulas e espaços exteriores permitindo usos sociais. Áreas de uso comunitário com fácil acesso e autonomia face às restantes áreas lectivas. A proposta coloca reservas na economia mas com possibilidade de racionalização e reorganização posterior do projecto, sem desvirtuar o conceito de base.
Proposta código: VG001
Entidade: Vora Arquitectura
Coordenador: Jordi Fornells
Comentário do júri - Solução compacta organizada junto a uma das extremas do lote, conformando a frente urbana e permitindo a libertação de terreno e manutenção da área de pinhal para actividades exteriores. Definição clara de um espaço com características de “learning street”, articulada a dois núcleos com funções lectivas em pátio, potenciando o descongestionamento dos espaços de distribuição. Áreas de uso comunitário com fácil acesso pelo exterior e possibilidade de destacamento face às restantes áreas lectivas. Facilidade na simultaneidade entre a actividade lectiva (edifícios existentes) e a construção da nova edificação.
Proposta código: MB201
Entidade: Souza Oliveira -Arquitectura & Urbanismo
Coordenador: Alberto de Souza Oliveira
Comentário do júri - Solução baseada num conjunto de quatro corpos interligados entre si, possibilitando a transformação da zona do pinhal num espaço de convívio e extensão de actividades lectivas e não lectivas. Áreas de uso comunitário com fácil acesso pelo exterior. Destacamento total das zonas desportivas face às restantes áreas lectivas. Possibilidade de racionalização e reorganização da solução apresentada em fase posterior de desenvolvimento de projecto sem desvirtuar o conceito de base. Difícil simultaneidade entre a actividade lectiva (edifícios existentes) e a construção da nova edificação. Solução estrutural de fácil exequibilidade.
ES Mem Martins2 - Selecção ordenada:
Proposta código: PH002
Entidade: João Prates Ruivo
Coordenador: João Prates Ruivo
Comentário do júri - Solução baseada num núcleo principal compacto, com um eixo longitudinal, e uma frente edificada e simultaneamente a libertação de terreno para actividades exteriores; áreas de uso comunitário com fácil acesso pelo exterior e possibilidade uso autónomo.
Localização privilegiada da biblioteca com relação com o exterior e com o átrio principal constituindo uma “learning street”. Projecção de uma imagem inovadora para os equipamentos escolares. Disposição de edifícios, campo de jogos e recreio num conjunto sólido e variado de espaços. Dificuldades na contenção orçamental optimizável em desenvolvimento posterior.
Proposta código: GC811
Entidade: ABDA
Coordenadora: Giulia de Appolonia
Comentário do júri - Solução baseada num sistema de quatro corpos articulados em torno de um espaço central com características de praça. Coerência formal na articulação das várias partes. Organização dos espaços sociais em articulação com a “learning street”. Conjunto edificado com interessante jogo de espaços embora com aproveitamento menos amadurecido, com estacionamento e árvores em cobertura.
Proposta código: LV435
Entidade: JLL Arquitectos
Coordenador: João Lúcio Lopes
Comentário do júri - Solução baseada num sistema de eixos longitudinais aos quais se articulam dois núcleos em plataformas a cotas distintas associados a uma praça central, potenciando actividades escolares em espaços com vivências distintas. Áreas de uso comunitário com fácil acesso pelo exterior e possibilidade de destacamento face às restantes áreas lectivas. Disposição edificada à volta de um pátio integrador, rico em acontecimentos e relações. Coberturas com tratamento “verde” pouco realistas.
ES Quinta do Peru - Selecção ordenada:
Proposta código: MJ837
Entidade: José Adrião Arquitecto Sociedade Unipessoal Lda.
Coordenador: José Adrião Martins
Comentário do júri - Solidez na proposta geral com área generosa no exterior embora com pouca diversidade para o uso. Bom conceito de “learning street” e organização por anéis. Algumas reservas quanto a economia de áreas e custos decorrentes, embora com flexibilidade para a possibilidade de racionalização e reorganização em fase posterior de desenvolvimento do projecto, sem desvirtuar o conceito de base.
Proposta código: VV770
Entidade: Impromptu Arquitectos Lda.
Coordenador: Nuno Teixeira Rosado
Comentário do júri - Solução baseada num sistema de pátios desnivelados configurando um edifício adaptado à morfologia do terreno. Escala da intervenção com uma dimensão amigável e adaptada ao contexto paisagístico. Composição formal consistente com capacidade de projecção de uma imagem inovadora para os equipamentos escolares. Áreas de uso comunitário com fácil acesso pelo exterior e possibilidade de autonomia face às restantes áreas lectivas.
Proposta código: LU310
Entidade: Luis Miguel Spranger Carvalho
Coordenador: Luis Miguel Spranger Carvalho
Comentário do júri - Boa organização do espaço e libertação generosa do espaço exterior, com carácter compacto na organização do edificado, com a autonomização total dos espaços sociais e de convívio, abertos à comunidade. Porém a circulação no bloco de salas de aula parece ser insuficiente para a previsível concentração de alunos no espaço, embora se possa admitir alguma possibilidade de minoração e reorganização em fase posterior de desenvolvimento do projecto, sem desvirtuar o conceito de base.
Os candidatos agora seleccionados irão disputar ainda uma segunda fase de classificação da qual resultará, em Setembro, a designação do vencedor. Nesse mês terá ainda lugar a exposição dos trabalhos.