Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

A obra, publicada em e-book no fim de 2015, reúne histórias de construção das habitações pelos próprios moradores das ocupações de Belo Horizonte.

A obra é resultado de projeto de extensão iniciado há sete anos, quando o Grupo Praxis se aproximou de famílias de autoconstrutores das ocupações Irmã Dorothy e Eliana Silva. "O processo é dialógico. A Universidade vai às ocupações, e os moradores também vêm a UFMG, onde participam de workshops, palestras e trabalhos conjuntos. É um processo que propicia transformação do saber tanto da Universidade e dos pesquisadores envolvidos quanto dos moradores e seus familiares”, explica Denise Morado, que coordena o Grupo Praxis.

Ainda segundo Denise, foi desenvolvida assessoria técnica por meio de parceria com os moradores. O trabalho é respaldado pela Lei Federal 11.888/08, que determina que as famílias com renda mensal de até três salários mínimos, residentes em áreas urbanas ou rurais, têm direito a assistência técnica pública e gratuita para projeto e construção de habitações de interesse social.

O livro registra os diálogos estabelecidos entre professores, pesquisadores e estudantes de arquitetura e os autoconstrutores de casas e bairros em ocupações. “Trata-se de registro de cinco anos de trabalho nas ocupações, uma parceria com os moradores que possibilita refletir sobre uma cidade que registra déficit de 60 mil unidades habitacionais e uma política habitacional que não consegue resolver o problema”, diz a pesquisadora.

Com apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFMG, da Fapemig, da Capes e do CNPq, a iniciativa conta com a colaboração de bolsistas de extensão e de iniciação científica, além de mestrandos e doutorandos.

Lançamento do livro "Saberes [auto]construídos" que trata da autogestão nas ocupações habitacionais de Belo Horizonte

source
Denise Morado
Belo Horizonte, MG

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided