Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O Instituto dos Arquitetos o Brasil (IAB), como o Departamento de São Paulo, é fruto da construção histórica do engajamento político de arquitetos nas causas sociais e culturais da cidade.

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) é uma entidade sem fins lucrativos, que se dedica a temas essenciais ao arquiteto, à cultura arquitetônica e à sociedade. Herdeiro do Instituto Brasileiro de Arquitetura, fundado no Rio de Janeiro em 26 de janeiro de 1921, o IAB é a mais antiga das entidades brasileiras dedicadas aos temas ligados à arquitetura, à cidade brasileira e ao exercício da profissão.

O IABsp foi criado em 1943 e logo se constituiu como espaço de debates e defesa de uma arquitetura progressista preocupada com a realidade social das cidades paulistas. Sempre teve papel pioneiro nos debates arquitetônicos e urbanos e foi muito reconhecido por suas publicações e produção intelectual para a reflexão sobre o papel e a atuação do arquiteto e urbanista.

Várias das obras das mais importantes em nossas cidades foram objeto de concurso organizado pelo IAB.

Hoje em dia, no entanto, o Projeto como instrumento da sociedade está enfraquecido, quer com a sociedade de maneira geral, quer com os governos, o que se comprova pela difícil situação de boa parte dos escritórios e de regramentos que buscam “agilidade” ou “facilidades” em detrimento da qualidade de nossos espaços.

A complexidade das dinâmicas urbanas e as novas formas de fazer e usar a cidade, exigem nova reflexão sobre o papel e a atuação do arquiteto e urbanista em direção à promoção da cidade como bem comum.

Convidamos todos os arquitetos e arquitetas que partilham deste interesse para se associar ao IABsp e participar nas assembleias gerais do departamento, integrar o grupo de representantes do IAB nas esferas de debate público, ou mesmo propor temas de palestras, seminários ou eventos em sua sede. A valorização desse espaço, seja física ou politicamente, é a materialização da imagem institucional da arquitetura.

redescubra o IABsp

Para assistir o vídeo da campanha de associação 2017, clique aqui.

Redescubra o IABsp

source
IABsp
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided