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Com 362 inscrições, o trabalho vencedor tem autoria do designer gráfico Diego Rodrigues Belo, da AMO Design de Belo Horizonte (MG), que apresentou um cartaz em chapa de poliestireno amarela, recortado com faca especial e impresso em serigrafia a uma cor.

A peça vai inspirar toda a identidade visual do 31º Prêmio Design MCB, realizado pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
 
Os cartazes foram avaliados pela comissão julgadora coordenada pela designer gráfica Priscila Lena Farias e os integrantes Baixo Ribeiro, Luiz Félix, Ronald Kapaz e Tadeu Costa. Além do vencedor, o júri também conferiu menção honrosa a dois trabalhos e selecionou outros cinco destaques para serem exibidos no Museu na exposição do 31º Prêmio Design MCB, com abertura dia 11 de novembro.
 
O júri classificou o cartaz vencedor como uma ideia atual e provocativa. Segundo o parecer, “a escolha levou em conta não apenas a peça, mas a possibilidade de ela ser usada como matriz para reprodução por meio do estêncil, em diferentes suportes, desde uma camiseta até em muros”. Esse recurso pode ser bem explorado devido à escolha de uma fonte robusta para compor o texto, a qual a comissão considerou aplicada de forma coerente, com resultado sóbrio e que ao mesmo tempo evoca a visualidade fora de controle das grandes cidades. Também salientou: “o cartaz proposto possibilita diversos desdobramentos, tais como a inserção de mensagens visuais em seus vazios, que podem ser explorados com diferentes fundos, estáticos ou em movimento, algo conveniente uma vez que a peça será o ponto de partida para a divulgação do Prêmio”.
 
A seleção dos outros sete trabalhos que estarão na exposição do Prêmio Design deste ano reflete a grande diversidade de linguagens apresentadas na presente edição. “Os dois trabalhos que receberam menção honrosa seguem correntes contrastantes de linguagem gráfica – o minimalismo e o vernacular –, resultando em soluções que sugerem visões bastante diferentes sobre o Prêmio”, diz o júri.

Foram recebidos cartazes de 14 estados do país. A participação se dividiu entre designers (136 inscritos), arquitetos (45), publicitários e diretores de arte (22), artistas (7), fotógrafos (4) e estudantes – 115 inscritos de mais de 40 instituições de ensino do país. Participantes de outras profissões somam 33 inscritos.
O vencedor desta edição receberá como prêmio o valor bruto de R$ 3 mil e terá um contrato de mais R$ 3 mil para a criação de outras peças gráficas da edição. Ele também receberá a assinatura de um ano da revista Zupi, parceira da abertura da Mostra do Concurso do Cartaz.

Pela segunda vez o MCB realiza a Mostra Concurso do Cartaz com votação popular 

Com abertura dia 6 de maio e encerramento em 11 de junho, a Mostra do Concurso do Cartaz exibirá 160 trabalhos selecionados pelo júri. Os visitantes poderão escolher seu cartaz favorito em uma votação popular, feita presencialmente na exposição. O cartaz com mais votos será exposto ao lado do vencedor, menção honrosa e cinco selecionados pela comissão julgadora na exposição do 31º Prêmio Design MCB, realizada a partir de 11 de novembro. Assim como o autor do cartaz vencedor do concurso, o ganhador do júri popular também receberá um ano de assinatura da Revista Zupi.

A Mostra do Concurso do Cartaz e a promoção da votação popular visam estimular a participação do público no debate sobre a produção atual em design gráfico e a revalorização do cartaz enquanto peça gráfica central em campanhas de divulgação. Com isso, o Prêmio Design MCB reforça seu caráter de apoio à construção da identidade do design nacional, ampliando sua interação com o público e aproximando os visitantes dos temas vocacionais da instituição. O texto integral da Comissão Julgadora e o resultado de sua avaliação para esta edição do Concurso do Cartaz estão disponíveis no site.

Sobre o Prêmio Design MCB

O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira. A premiação, mais tradicional e prestigiada do segmento no país, revela talentos e consagra profissionais e empresas. O Prêmio é dividido em dois momentos principais: o Concurso do Cartaz e, em seguida, a premiação dos produtos e trabalhos escritos.

Entre junho e agosto, o MCB recebe criações (protótipos ou em produção) nas categorias: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Utensílios e Trabalhos escritos. Os trabalhos são analisados por duas comissões julgadoras independentes, uma para as categorias de produto e outra para trabalhos teóricos. Por fim, são escolhidos os premiados, divididos entre 1º e 2º lugares e menções honrosas, além dos finalistas da edição.

Como resultado do Prêmio Design MCB, o Museu realiza uma mostra com os vencedores e selecionados de cada categoria da edição, que fica em cartaz por cerca de dois meses. A 31ª edição tem apoio da Arcoweb e Editora Zupi.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Diego Rodrigues Belo / AMO Design

Diego Rodrigues Belo / AMO Design

31º Prêmio Design MCB divulga vencedor e selecionados do Concurso do Cartaz 2017

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Museu da Casa Brasileira
São Paulo, SP

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