Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Parque norte-americano foi incluído a pedido do governo dos EUA, é a primeira vez que o Comitê do Patrimônio Mundial recebe um pedido como esse

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) decidiu nesta sexta-feira (30), durante sua 34ª Sessão, inscrever o Parque Nacional de Everglades, nos Estados Unidos, e a Floresta Subtropical de Madagascar na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo.

Pela primeira vez, o pedido para entrada de um bem nessa lista foi apresentado pelo próprio Estado Parte. Os Estados Unidos também requisitaram a especialistas do Centro do Patrimônio Mundial da Unesco e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) que visitem o sítio ainda este ano para avaliar seu estado de conservação e dar assistência os trabalhos visando um estado de conservação ideal da área, de modo a retirá-la da Lista em Perigo o mais rápido possível.

O Comitê elogiou a iniciativa dos Estados Unidos em pedir a inscrição na Lista de sítios em perigo, e encorajou a delegação a continuar tomando medidas corretivas para restaurar e preservar o sítio.

Já em relação a Madagascar, o Comitê notou que, apesar da legislação que proíbe a exploração e exportação de jacarandá e ébano, o governo continua a conceder licenças de exportação para a madeira extraída ilegalmente. A entidade também indicou que países que ratificaram a Convenção do Patrimônio Mundial são sabidamente destinos dessa madeira ilegal.

O Comitê fez um apelo ao Estado Parte para que tome todas as medidas necessárias para cumprir a legislação e impedir a extração ilegal nas Florestas Tropicais de Atsinanana.

O Parque Nacional de Everglades

Everglades, no extremo sul da Flórida, abriga o maior ecossistema de mangue no Hemisfério Ocidental, a mais ampla área contínua de pradaria de capim-navalha e o mais expressivo terreno para procriação de aves pernaltas na América do Norte.

Desde que foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial, em 1979, esta é a segunda vez que Everglades entra na Lista em Perigo. A primeira aconteceu em 1993, devido aos prejuízos causados pelo furacão Andrew e a uma forte deterioração no fluxo e na qualidade das águas, resultado do desenvolvimento urbano e da agricultura. O sítio foi retirado da Lista em Perigo em 2007, em reconhecimento aos esforços para restaurar o Parque e seu vasto ecossistema.

Porém, a degradação do sítio continua. Os influxos de água foram reduzidos em até 60% e aumentou a poluição a ponto de o sítio demonstrar sinais significativos de perda de habitat marinho e o consequente declínio das espécies.

As Florestas Tropicais de Atsinanana

Tendo se separado das demais massas terrestres há mais de 60 milhões de anos, a flora e fauna de Madagascar evoluíram isoladamente. As Florestas Tropicais de Atsinanana, compostas por seis parques nacionais do leste do país, são de suma importância para a manutenção dos processos ecológicos responsáveis pela sobrevivência da singular biodiversidade da ilha, a qual reflete também a sua história geológica. Diversas espécies são raras e se encontram ameaçadas, especialmente primatas e lêmures. Essas características determinam o excepcional valor universal, que levou as Florestas a serem inscritas em 2007 na Lista do Patrimônio Mundial.

Everglades e Floresta de Madagascar são Patrimônios em Perigo

source
Imprensa Ministério da Cultura

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided