Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Os arquitetos Carles Llop (Espanha), Natalia Castaño Cardenas (Colômbia) e Pascal Amphoux (França) serão tutores das seis equipes finalistas do concurso em um workshop realizado no Jardim Ângela.

Para a segunda fase do concurso “Passagens Jardim Ângela” – que busca propostas inovadoras para a revitalização de três passagens no bairro da periferia de São Paulo –, o Instituto Cidade em Movimento traz ao Brasil adiretora do IVM Internacional, Mireille Apel-Muller, e os arquitetos Carlos Llop, de Barcelona, Natalia Castano, de Medellín, e Pascal Amphoux, de Paris.

Além de integrarem o grupo de tutores, que auxiliará as equipes finalistas do concurso a aprimorem seus projetos de melhoria da mobilidade local, os convidados internacionais participarão de um seminário sobre experiências deintervenções em passagens em diversas cidades do mundo. Aberto ao público, o evento acontece no dia 06 de junho (terça), a partir das 9h, na sede do IAB – SP (Instituto de Arquitetos do Brasil). Confira aqui a programação.

Llop é vencedor do Prêmio Europeu de Desenvolvimento Urbano, 2011. Cardenas atuou na concepção de projetos para o espaço público e desenvolvimento de projetos urbanos e estratégicos em Medellín. Já Pascal Amphoux é professor na École Nationale Supérieure d’Architecture de Nantes e membro do conselho científico do IVM em Paris.

O time de tutores conta também com três especialistas brasileiros. André Graziano é formado pela FAU-USP e Conselheiro Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, Taícia Marques desenvolve doutorado na FAU-USP sobre os múltiplos benefícios das Infraestruturas Verdes-Azuis no meio urbano, e Joelma Alves Pinheiro, Supervisora de Uso do Solo e Licenciamento da Prefeitura Regional de M`Boi Mirim.

Entre os dias 05 e 08 de junho, eles realizarão um workshop no Jardim Ângela com as equipes seis selecionadas na primeira fase do concurso. Das 56concorrentes de várias partes do Brasil – número recorde de inscrições em todos os concursos “Passagens” realizados pelo IVM em cidades como Barcelona, Xangai e Toronto –, estão na fase final: Permacultoras Coletivas (São Paulo); Passeia, Menininha! (São Paulo); +31 (São Paulo); Estúdio +1 (Campinas); a dupla Artur da Silva Bignelli e Daniel Nardini Marques (São Carlos /SP); e o coletivo formado por Luis Felipe Abbud, Bárbara Fernandes, Bruna Souto, Laura Pappalardo, Roberto Rüsche e Iara Freiberg (São Paulo).

As equipes farão visitas técnicas ao bairro, desenvolverão trabalhos em grupo, pesquisas e levantamentos de dados. Essas atividades contribuirão para odetalhamento dos projetos finais para a revitalização das três passagens, que deverão ser entregue à comissão julgadora na noite de 09 de junho (sexta).

No dia 10 (sábado), no IAB-SP, os finalistas apresentarão seus projetos ao júri, a partir das 9h. O anúncio dos premiados será às 19h. Os dois eventos poderão ser acompanhados pelo público.

A comissão julgadora escolherá de um a três vencedores (pode ser uma solução para as três passagens ou uma para cada uma delas), levando em conta critérios como a dimensão inovadora, o potencial de criação do valor social na região, a replicabilidade e a viabilidade de implantação, a execução e a manutenção da proposta no território. Cada equipe vencedora receberá um prêmio de R$ 5 mil e menções honrosas poderão ser concedidas. Um acordo entre a Secretaria de Obras de São Paulo e o IVM prevê a captação de recursos para realização do(s) projeto(s) premiado(s).

Para conferir os projetos finalistas, acesse o site.

Escadarias e passagens do Jardim Ângela.<br />IVM, 2016

Escadarias e passagens do Jardim Ângela.
IVM, 2016

Instituto Cidade em Movimento abre segunda fase do concurso “Passagens Jardim Ângela”

source
Sofia Carvalhosa Comunicação
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided